O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma causa em que o diagnóstico é clínico e feito por um especialista, no entanto, antes de obter o resultado, normalmente, é possível perceber que a criança ou adolescente apresenta muita dificuldade em manter sua atenção e concentração além de não conseguir se manter quieta sendo bastante impulsiva. Este psicologia.com.br/postagens/2020/11/19/transtorno-do-neurodesenvolvimento-as-principais-perguntas-e-respostas/" target="_blank">transtorno ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.

Trata-se de um psicologia.com.br/postagens/2020/11/19/transtorno-do-neurodesenvolvimento-as-principais-perguntas-e-respostas/" target="_blank">transtorno neurobiológico, ou seja, as pessoas com psicologia.com.br/postagens/2016/10/10/o-que-e-o-tdah/" target="_blank">TDAH possuem alterações na região frontal e suas conexões com o resto do cérebro. Essa parte do cérebro é responsável por inibir comportamentos inadequados, como também pela memória, atenção, autocontrole, organização e planejamento. Nesse sentido, podemos entender que o indivíduo nasce com esse transtorno, porém, não se sabe qual será o momento exato da manifestação dos sintomas e sim que a fase da vida em que esta causa é mais frequente são a infância e a adolescência.

Para além disso, o psicologia.com.br/postagens/2016/10/10/o-que-e-o-tdah/" target="_blank">TDAH também pode estar relacionado com fatores de hereditariedade, substâncias ingeridas na gravidez, sofrimento fetal, exposição a chumbo, e problemas familiares.


Este psicologia.com.br/postagens/2020/11/19/transtorno-do-neurodesenvolvimento-as-principais-perguntas-e-respostas/" target="_blank">transtorno conta com 18 sintomas divididos em 3 grupos: 9 relacionados à desatenção, 6 à hiperatividade e 3 à impulsividade. Na fase da infância, o psicologia.com.br/postagens/2016/10/10/o-que-e-o-tdah/" target="_blank">TDAH pode ser percebido através de dificuldades na escola e no relacionamento com os colegas, pais e professores. De maneira geral, os meninos apresentam mais sintomas de hiperatividade e impulsividade, mas ambos os sexos com TDAH são desatentos.

Os meninos e meninas com psicologia.com.br/postagens/2016/10/10/o-que-e-o-tdah/" target="_blank">TDAH em ambiente escolar podem ser vistos como pessoas "avoadas", "vivendo no mundo da lua", "estabanadas" e com "bicho carpinteiro" ou "ligados por um motor", por não pararem quietas por muito tempo.


Já nos adolescentes o transtorno pode ser caracterizado por dificuldades em lidar com regras e limites. Enquanto na vida adulta, surgem problemas como desatenção, falta de memória e impulsividade. Diversos adultos com psicologia.com.br/postagens/2016/10/10/o-que-e-o-tdah/" target="_blank">TDAH têm outros problemas associados, como abuso de drogas, álcool, ansiedade e depressão. Além disso, é muito comum que a predominância dos sintomas mude durante a vida, ou seja, uma criança muito hiperativa pode se tornar um adulto muito desatento.

É possível desenvolver TDAH na fase adulta?


Pesquisas feitas em paralelo no Brasil, Reino Unido e Nova Zelândia, nas quais, acompanharam mais de 7 mil pessoas, concluíram que é possível ter TDAH a partir dos 18 anos.

O primeiro registro acerca da manifestação do psicologia.com.br/postagens/2016/10/10/o-que-e-o-tdah/" target="_blank">TDAH em pessoas na fase adulta surgiu em um trabalho realizado com mil neozelandeses nascidos em 1972. A equipe da neuropsicóloga Terrie Moffitt, da Universidade Duke, nos Estados Unidos, examinou os voluntários quando tinham 7, 9, 11, 13 e 15 anos. Os pesquisadores também fizeram perguntas sobre o comportamento deles a seus pais e professores.

Após 30 anos, Terrie avaliou essas mesmas pessoas e para a sua surpresa ao comparar a lista das crianças com a dos adultos com o transtorno, cerca de 90% dos participantes diagnosticados com TDAH não haviam sido uma criança distraída e inquieta. "Chegamos a checar os dados para ver se eles haviam tido na infância pelo menos alguns dos sintomas de TDAH, mas não…Quando crianças, não apresentavam nenhum sinal", relata a neuropsicóloga.

Outro estudo, sendo o maior em número de voluntários, realizado por especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), avaliaram na infância e aos 18 anos mais de 4,2 mil indivíduos nascidos em Pelotas (RS) e constataram que 87% dos jovens com TDAH não tinham o problema quando eram crianças.


O TDAH com início na vida adulta seria um transtorno diferente?


A neuropsicóloga Terrie Moffitt acredita que sim e que se trata de uma nova condição. Segundo ela, o psicologia.com.br/postagens/2016/10/10/o-que-e-o-tdah/" target="_blank">TDAH na infância afeta sobretudo meninos tendo uma base de quase três meninos para cada menina, enquanto na vida adulta, porém, a proporção se iguala. "Outra evidência é que as crianças com o distúrbio têm baixo desempenho em testes neuropsicológicos, enquanto a maioria dos adultos, pelo contrário, se sai acima da média", detalha.

Outro detalhe é que todas essas informações contribuem com a tese de que, ao contrário do que pregam as definições clássicas, o TDAH tardio não seria um problema ligado ao desenvolvimento cerebral. "Mas precisamos fazer novas pesquisas para analisar esse aspecto. Hoje sabemos que o cérebro segue amadurecendo até os 25 anos", pondera Arthur Caye, doutorando em psiquiatria e coautor do estudo da UFRGS.

Se você atua na área da psicologia e deseja aprofundar seus estudos e se tornar um profissional de referência no mercado, conheça e faça sua especialização em psicologia/" target="_blank">Neuropsicologia no Incursos. Desperte o (a) especialista que há em você.


Fonte: Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), Instituto de Psiquiatria Paulista e Veja Saúde

Imagem: 123RF