1) O psicólogo dá conselhos?

Não! Quem dá conselhos são nossos amigos e familiares, o psicólogo não. A função dele é ajudar aquela pessoa que o procurou a encontrar dentro dela mesma as respostas para suas questões baseando-se na experiência de vida daquela pessoa e nos recursos que ela possui para enfrentar determinada situação. O psicólogo é um profissional capacitado que utiliza uma técnica para acompanhar seu paciente. Nossos amigos, familiares dizem o que devemos fazer porque eles se preocupam com a gente de forma diferente, há sentimentos envolvidos, porém essas respostas práticas nem sempre funcionam com a gente ou se funcionam é temporário e não em longo prazo.

2) O psicólogo pode atender parente e amigos?

Não! O vínculo do psicólogo com o paciente não pode ser maior do que aquele estabelecido dentro do consultório. Isso porque não devemos misturar nossos sentimentos com nossos pacientes. Assim como disse no item 1, um parente se consultando com um psicólogo poderia facilmente cair em uma conversa comum justamente por conta do envolvimento emocional, isso tira o profissional de sua função e pode-se inclusive prejudicar a pessoa que busca ajuda.

3) O psicólogo pode sair comigo e me adicionar/aceitar nas redes sociais?

Não! Essa é uma dúvida complementar aos itens anteriores. A relação com o psicólogo é bastante diferente de todas as outras relações que temos em nossa vida. Durante o trabalho com o psicólogo nós dizemos nossos sentimentos mais íntimos, falamos daqueles que não gostamos de sentir, como raiva, ódio, inveja, falamos sobre coisas que fizemos e gostaríamos de fazer que não temos coragem de contar para mais ninguém, entramos em contato com partes nossas difíceis de encarar. Essa é uma relação diferente e deve ser protegida, restringindo-se ao consultório em que o psicólogo atende, uma relação profissional.

4) O psicólogo faz julgamentos?

Não! Pelo menos deve ser assim! O psicólogo não pode levar julgamentos e pré-conceitos pessoais para o atendimento de um paciente. Ele está ali para atender com sua técnica e ética aquela pessoa que buscam ajuda. Então, não importa a situação que a pessoa traz, o psicólogo pode ajudá-lo a pensar em tudo que as suas atitudes trazem para sua vida, mas não dizer que o que você faz é errado ou certo, no sentido moral.

5) O psicólogo sabe tudo o que o outro pensa?

Não! Não somos adivinhas, telepatas ou mágicos. Costumo dizer que o trabalho que faço é em conjunto com o paciente, ou seja, é um trabalho em dupla, que só funciona se o paciente e o psicólogo estiverem envolvidos. Para isso, é preciso que o paciente conte aquilo que sente. Muitas vezes o psicólogo consegue nomear seus sentimentos, mas isso é através de sua capacidade profissional e não porque ele leu sua mente, ele apenas está ajudando a organizar seus sentimentos, mas se você não contar algo para ele, ele não tem como saber.

6) Psicólogo pode utilizar religião em seu trabalho?

Não, ele não pode. A religião é algo que pode nos ajudar a nos sentirmos bem, mas não espere do psicólogo que ele use de assuntos religiosos em seus atendimentos, porque isso não vai acontecer e se acontecer, ele está sendo antiético. Nós somos capacitados para trabalhar em cima de nossas técnicas e teorias, mas não baseados na religião, os dois não devem se misturar.

7) O psicólogo trabalha só por amor?

psicologia é uma profissão e não um estado de espírito. O fato de o psicólogo ser um profissional que olha para nossas emoções e sentimentos, não quer dizer que ele deva sair por aí ajudando todo mundo, atendendo de graça todos aqueles que precisam. Essa é uma profissão que, como todas, exige muito investimento e preparo. Existem muitas instituições em que psicólogos atendem por um valor mais acessível e até de graça, aliás, muitos têm uma cota de voluntariado e valor flexibilizado em seus consultórios, mas o psicólogo também precisa pagar suas contas como qualquer outra pessoa, então não, ele não trabalha só por amor.

8) Por que alguns psicólogos cobram falta do paciente?

Quando você paga um psicólogo, você está pagando pelo seu horário. Assim como quando moramos em uma casa alugada, nós pagamos o aluguel dela sempre, não importa se saímos de férias e fomos viajar, aquela casa continua ali esperando a nossa volta. O compromisso de um horário daquele profissional é seu, então, se você não vai, você se responsabiliza por esse horário, dependendo do motivo e do profissional, você pode ver a possibilidade de reagendar esse horário perdido. Se o psicólogo falta, geralmente, ele não cobra, pois o compromisso com o atendimento é dele, então cada um paga pela sua falta, nesse caso.

9) O psicólogo pode receitar remédio?

Não! Somente médicos podem e o psicólogo não é médico. Caso ele perceba que o trabalho dele não será suficiente, ele pode fazer um encaminhamento para um psiquiatra para ter um acompanhamento paralelo a esse profissional. Porém, é importante alertar que o remédio sozinho não trata a causa, apenas ameniza os sintomas.

10) Psicólogo é coisa de louco?

Não! Psicólogo é para todo mundo que tem interesse em se conhecer melhor e profundamente. A ida ao psicólogo é um encontro com você mesmo, com partes suas até então desconhecidas. Quem vai ao psicólogo é quem precisa de ajuda para passar por um momento difícil, para conhecer seus recursos e saber como lidar com as suas dificuldades.

Fonte: Mundo Psicólogos

Fonte da imagem: Google