Um dos conceitos mais poderosos da TCC é o da assertividade, mas afinal de contas o que é isso ?

Assertividade é sinônimo de habilidade social, onde o indivíduo defende seus direitos pessoais, expressa pensamentos, sentimentos e crenças de forma honesta, direta e apropriada, sem violar os direitos da outra pessoa.

O comportamento assertivo proporciona aos indivíduos uma melhor qualidade de vida, relações pessoais mais gratificantes, maior realização pessoal e sucesso profissional.

Tipos de Comportamento:

INASSERTIVO (passivo)

Desconsidera os próprios desejos em detrimento dos desejos do outro. Está sempre fazendo o que os outros querem. Apresenta falha na manifestação da expressão dos próprios desejos, expectativas e sentimentos, não conseguindo expressá-los. Tem medo de magoar e afastar as pessoas que gosta.

AGRESSIVO

Desconsidera os desejos do outro, tentando alcançar os próprios desejos a qualquer custo. É socialmente inapropriado e normalmente é inflexível e rude no trato com os outros.

ASSERTIVO

Reflete uma consideração pelos desejos da outra pessoa e pelos próprios desejos, com uma posição conciliatória, que beneficia ambas as partes. É socialmente apropriado. Para ser assertivo é preciso usar a empatia (se colocar no lugar do outro), saber ouvir e verbalizar sensivelmente.

Qual é o seu comportamento?

Avalie-se e procure ser assertivo, isso requer treino. Diante de acontecimentos do dia-a-dia, antes de tomar uma atitude, pare e reflita… Descubra a melhor maneira de agir, sempre procurando colocar-se no lugar do outro. Assim, sua forma de agir e verbalizar passará a ser mais adequada consigo mesmo e com o mundo ao seu redor. Perceba que ao mudar seu comportamento, as pessoas com quem se relaciona também o farão. Isso proporcionará relações muito mais saudáveis e prazerosas.

Reflita:

Tenha em conta que a única atitude sustentável a longo prazo é a assertiva… as outras duas estão fadadas ao comprometimento da relação, visto serem situações em que, mais cedo ou mais tarde, uma das partes (o eu ou o outro) não aguentam mais

Fonte da imagem: Google Images

Fonte do texto: psicologiacomportamental.net/2011/03/27/voce-sabe-o-que-e-assertividade/" target="_blank">psicologia Comportamental