Não, essa não é nenhuma modinha do tipo "síndrome de cinderela" nem nada que envolva narcisismo: trata-se de um caso neurológico de pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) depois que foram ao Salão de Beleza. Parece estranho, mas a situação é relativamente conhecida dos médicos.

Em Janeiro de 2014, Elizabeth Smith, uma estadunidense de 48 anos de San Diego (EUA) foi diagnosticada com um AVC, sendo que tomografia revelou que a causa foi uma lesão da artéria do pescoço. Isso aconteceu em decorrência de uma lavagem de cabelo em uma cadeira de cabeleireiro.

O problema pode se dar de duas formas: a primeira delas, mais comum em pessoas mais velhas, se dá pela compressão da artéria do pescoço, que diminui o fluxo de sangue que chega ao cérebro. A segunda delas, é através da formação de coágulos que se dão decorrentes da cicatrização da lesão de algum vaso do pescoço que tenha sido lesionado com a extensão do pescoço.

De qualquer forma, além de ser muito curioso, é interessante que comecemos a nos cuidar, pois o que parece ser uma besteira pode causar um acidente grave, e ao que parece o caso de Elizabeth não é o primeiro. O ideal é evitar cadeiras do estilo na lavagem de cabelo, procurando um salão de beleza com cadeiras mais modernas em que as pessoas podem deitar o corpo inteiro, não somente o pescoço.

Imagem: Extraída do Google Imagens

Fonte: psicologia.com/" target="_blank"> Rede Goiana de psicologia