Fazer terapia não é somente para quando estamos enlouquecendo...

A terapia nos auxilia a lidar com as dificuldades cotidianas de maneira mais saudável, promovendo nosso desenvolvimento pessoal.

Mas, quando é o momento de procurar a terapia? A terapia pode nos ser muito útil em diversos momentos difíceis que atravessamos, por exemplo:

Quando nos sentimos muito irritados, tristes ou incomodados, a ponto de atrapalhar nossa vida cotidiana.

Quando enfrentamos problemas constantes nos relacionamentos, sentindo dificuldade de comunicar o que sentimos e queremos, falta de prazer nas relações ou quando nossas relações nos geram sofrimento.

Quando lembramos com frequência de uma situação desagradável com raiva ou tristeza, nos impedindo o fluir da vida e ter prazer em outras atividades.

Quando sentimos dores ou desenvolvemos doenças sem explicações físicas, neste caso pode ser indício de somatização de sofrimento ou estresse psíquico.

Quando consumimos excessivamente, seja bebidas, comidas ou quando fazemos compras compulsivamente, para tentar suprir a falta de prazer em nossa vida.

Quando sentimos dificuldade em lidar com críticas de pessoas próximas sobre suas escolhas e desejos.

Quando não entendemos nossos pensamentos ou eles nos parecem confusos, desconexos ou irracionais, tomando nossa mente e desorganizando nosso dia a dia.

Quando sentimos sofrimento intenso por conta da perda de uma pessoa querida, pelo rompimento de um relacionamento ou pela saída de um emprego.

Quando sentimos preocupação excessiva com tudo o que vai acontecer, que pode ou não acontecer, de modo a não conseguirmos desfrutar o momento presente.

Quando sentimos dificuldade de interagir com outras pessoas, de comunicar, de se mostrar e se posicionar, seja por vergonha, sentimento de inferioridade ou timidez.

Quando sofremos qualquer tipo de violência psicológica, seja abuso, humilhação, preconceito ou algum tipo de discriminação.

Quando não sentimos mais prazer em coisas que antes eram prazerosas, ou quando parece que tudo perdeu o sentido e não encontramos satisfação na vida.

Quando nos sentimos muito decepcionados, com falta de esperança na vida, com desejo de desaparecer ou fugir.

Se por algum desses motivos, você percebe prejuízo na sua qualidade de vida, pode ser muito útil fazer terapia.

Fonte do texto e da imagem: Tautonomia