Hoje parei para pensar nesse assunto: Emagrecimento.

As pessoas estão tão preocupadas com o corpo, algumas aparentemente se preocupam com a saúde, pode ser que outras queiram emagrecer para serem aceitas pela sociedade… O emagrecimento sempre foi um assunto com bastantes discussões.

O que me fez pensar nesse tema foi a minha volta para a academia, sempre fui uma pessoa gordinha, algumas vezes com sobrepeso e outras vezes obesa. É um emagrece e engorda, emagrece e engorda que eu não sabia quando isso iria parar.

Procurei uma nutricionista ainda quando estava na faculdade e ela me encaminhou para a psicóloga, pois na psicoterapia eu iria ter mais um apoio nesse processo de emagrecimento. Até então eu não sabia como a psicóloga iria me ajudar nesse processo.

Paramos por aqui a minha história para entrar realmente no objetivo desse texto. Afinal, você sabe como um psicólogo pode te ajudar no processo de emagrecimento?

Posso começar dizendo que nem sempre comemos demais porque amamos comer e vivemos para isso, mas posso afirmar que muitas vezes comemos demais devido alguma situação que estamos enfrentando. Por exemplo: Uma pessoa que está em um cargo novo na empresa, ela se sente bem ansiosa e com medo, pois a responsabilidade aumentou. Logo em seguida, para ficar calma, ela pode comer um x-tudo da lanchonete da esquina, depois a ansiedade volta e lá está ela comendo uma barra de chocolate mais uma garrafinha de Coca-Cola de 600ml. Eu poderia perguntar para essa pessoa: "Você está com fome?", ela poderia me dizer: "Sim", mas será que realmente é fome? Ou é um meio dela se acalmar?

Repetindo esses hábitos a pessoa começa observar que os números da balança estão subindo e quando menos espera, comer para se acalmar virou um vício.

O papel do Psicólogo é ajudar o cliente enxergar a relação dele com a comida, com o emagrecimento e com o próprio corpo.

Será que o cliente quer emagrecer porque ele precisa devido a saúde, ou porque ele está sendo pressionado pela sociedade?

Será que o Cliente realmente está com fome ou comer o ajuda se sentir preenchido emocionalmente?

Será que esse vazio é fome ou é um vazio existencial?

Será que essa compulsão alimentar não veio a acontecer por causa de outros problemas no decorrer da vida? (depressão, rompimento do casamento, trauma de alguma situação, etc.)

É na psicoterapia que o cliente poderá encontrar as respostas sobre o momento que está passando, ou seja, a partir do momento em que eu me conheço e consigo enxergar o que é melhor para mim, então eu posso mudar e encontrar o real sentido que tudo isso faz para mim.

Endocrinologistas, Nutricionistas e Psicólogos irão trabalhar juntos para ajudar o cliente a chegar no que é preciso para viver bem.

Portanto, não se assuste quando algum médico ou nutricionista te encaminhar para o psicólogo, pois é com ele que você vai enxergar e aprender muitas coisas sobre seu interior, o autoconhecimento é uma das coisas mais importantes para o processo de emagrecimento.

Sheila Lamas - Psicóloga Clínica realiza atendimentos através da Abordagem Centrada na Pessoa. Formada pelo Centro Universitário Nossa senhora do Patrocínio (Ceunsp) Atendimentos na cidade de Itu/SP

Fonte do Texto: psicologiaacessivel.net/2017/09/21/fome-emocional-como-lidar/" target="_blank">psicologia Acessível

Fonte da imagem: Onique Nutrition