Nesta terça-feira (27), é comemorado o dia do Psicólogo. Este profissional é responsável pela a área de saúde e bem-estar, no qual auxilia seus pacientes no comportamento físico e emocional. Buscando dar assistência aqueles que passam por alguma tribulação, e que vê no profissional a chance de identificar e solucionar os empecilhos criados como barreira, impedindo-os de realizar suas atividades do trabalho ou resolver questões pessoais.

Para a Christiane Nogueira, psicóloga clínica, especializada em saúde da família e Gestão de Pessoas e psicologia do trânsito, atende seus pacientes em dois consultórios diferentes durante a semana, ela conta que a psicologia está em todo lugar, tendo um campo diversificado, atuando em diferentes áreas, como por exemplo, no setor jurídico, hospitalar, escolar, social, psicologia organizacional, do esporte, entre outras. Oferecendo atendimento para crianças, adultos, idosos e adolescentes em situações de violência e vulnerabilidade social.

Os psicólogos atendem amplamente em benefício da sociedade, criando diretrizes de desenvolvimento cultural, social e econômico. Segundo Christiane, a psicologia exerce uma grande importância nesses contextos. "O profissional está sempre atuando nas mais diversas áreas em prol da saúde mental, do bem-estar, e qualidade de vida do ser humano na sua integralidade como um ser biopsicossocioespiritual", afirma.

Ainda de acordo com a profissional, os empecilhos não são uma barreira para ela, pois exercendo com amor e paixão e se qualificando continuamente, consegue vencer as dificuldades impostas. Christiane ressalta os principais pontos de destaque dentro do mercado de trabalho, como ética, dedicação e comprometimento.

A psicóloga afirma o por que decidiu fazer essa profissão. "A minha escolha foi pela imensa paixão pelo o ser humano que a vida toda arde em meu coração. E por sempre acreditar fielmente na transformação do ser humano, pois todos eles, seres de infinitas possibilidades e potencialidades, necessitam de nós enquanto profissionais para reconhecer o potencial que tens", diz com entusiasmo.

Profissionais que estão iniciando agora dentro do mercado ou para quem deseja entrar neste campo, a especialista deixa um recado de motivação. "Para os futuros e novos psicólogos, atuem em prol do bem-estar de cada um. Honrem a profissão no desempenho da sua função e sempre de forma ética, integra, justa e comprometida. Sempre se qualificando cada vez mais".

Por Raquel Lima.