O teste do pauzinho, como é conhecido por muitos, chama-se teste palográfico. É utilizado como psicanalise para o processo de recrutamento e seleção dos candidatos em uma determinada empresa. Este procedimento é para avaliar o comportamento e a forma subjetiva do entrevistado. Geralmente são avaliados pelos psicólogos da empresa que determina através do teste, o perfil que melhor se assemelha a empresa.

Algumas instituições aderem esse processo de forma ética e responsável, como por exemplo, o Detran, no qual aplica a realização dos exames para os alunos utilizando os pauzinhos. Apesar de se parecer um teste fácil e tolo, é aí que muitos se enganam, há casos de pessoas que reprovam ao fazê-lo. Para os psicólogos, esse teste é como impressão digital, a forma que o candidato descreve na folha depende de todo o contexto em que ele se encontra. Do sentimento que o esteja transbordando no momento, e sua avaliação irá depender do seu estado emocional, resultando de forma negativa ou positiva no processo.


No final do teste dos pauzinhos é levado em consideração fatores como o desempenho do candidato, a grafia do desenho é o principal fator da avaliação. É uma forma adequada de traçar a personalidade do sujeito. Isso vai muito além de um monte de palitinhos, pois isso define sua contratação para a empresa que deseja trabalhar.




Fonte: psicologia.com/quando-um-monte-de-palitinhos/" target="_blank">rededepsicologia
Imagem: Google