Quando estamos falando em mente humana, em sentimentos, em percepção, temos que entender uma das ações do nosso pensamento que é a ALIENAÇÃO e suas repercussões. A palavra alienação no âmbito psicológico, significa uma espécie de perda de consciência, perda do contato com a realidade das situações. Porém, podemos dizer que existem "graus e tipos" de alienação. A total perda do contato com a realidade é comumente chamada de "loucura". Quando a pessoa não consegue mais viver no mundo real, criando uma realidade paralela, um mundo somente dela. Mas, não precisamos ser "LOUCOS", como no jargão popular, para estarmos parcialmente alienados. Podemos viver alienados em situações da nossa vida, em relacionamentos, no que diz respeito à coletividade, a política, ao dinheiro ou mesmo a sua saúde. Nos relacionamentos, estarmos alienados é quando não queremos ver realmente que a pessoa é. Não queremos nos confrontar com seu jeito de ser ou de nos tratar.

Às vezes não queremos ver que o relacionamento já acabou e ficamos insistindo e nos apegando pequenas situações que distorcemos para mantermos a IDÉIA de um relacionamento. Não querer enxergar essa realidade muitas vezes nos torna vítimas de agressores, de pessoas que destroem o nosso EU, a nossa auto-estima, os nossos valores, submetem-nos a situações que nos envergonham ou que nos limitam na vida. No que diz respeito à coletividade, alienação pode aparecer como não perceber que jogar lixo na rua leva ao entupimento de bueiros, enchentes. Não perceber que este mesmo lixo, pode ser reciclado e transformado, gerando renda para outras pessoas assim como diminuição da poluição do solo e rios. Que não economizar água quando escova os dentes ou quando lava a calçada, colabora com a falta de água. É não cuidar do seu quintal, cortando o mato ou tirando recipientes que acumulem água, aumentando a infestação de bichos e doenças. Na questão política, estar alienado faz com que estejamos submetidos a governantes que não agem de forma correta. Não saber que temos muitos direitos que não são respeitados e, assim, sofrer todas as conseqüências disso, como não ter assistência a saúde adequada, segurança, educação, ruas e estradas pavimentadas, e muitas outras.

É pagar cada vez mais impostos e não perceber para onde vai todo esse dinheiro, sendo que as melhorias para todos não estão sendo realizadas. Estar alienado com sua saúde é não querer fazer exames de rotina, não tomar medicamentos que já foram prescritos adequadamente, achando que nada acontecerá, sofrer de uma doença e não buscar o tratamento. Sendo assim, podemos perceber que quanto mais não queremos perceber nosso mundo, nossas ações, nossos sentimentos, os sentimentos dos outros, mais estaremos perdendo o contato com a realidade e colhendo as conseqüências dessa "loucura". Estar alienado é querer se ENGANAR e sentir todo o sofrimento causado por isto! Para sermos felizes, devemos cada vez mais buscar a realidade, a verdade, pois só assim crescemos e nos tornamos pessoas melhores, mais seguras e conscientes do que a vida nos proporciona. Busque, a partir de hoje, uma vida nova, vivendo dentro da realidade e podendo colher os deliciosos frutos desse crescimento.

Fonte: Praticando psicologia