A Associação Brasileira de Psiquiatria revela: cerca de 30% dos brasileiros irão desenvolver algum transtorno mental ao longo de sua vida. "Se considerarmos o número de pessoas que sofrem pelo menos com alguns sintomas, independente da gravidade, certamente esse número pode ser até maior (cerca de 60 a 70%), segundo várias estatísticas nacionais e mundiais", explica Dr. Elio Luiz Mauer, Diretor Clínico da Uniica. As doenças mentais são condições de anormalidade ou comprometimento de ordem psicológica, mental ou cognitiva. Há diversos fatores que explicam os transtornos psiquiátricos, como genética, problemas bioquímicos, como hormônios ou substâncias tóxicas, e até mesmo o estilo de vida. Os sintomas podem ser observados no dia a dia. Confira uma entrevista com o especialista sobre o assunto.

O desenvolvimento de doenças mentais está mais frequente? Isso se deve ao estilo de vida que levamos?
[p]Desde sempre, na história da humanidade, temos a consciência do sofrimento mental. Como este é variável na sua intensidade, nem sempre estamos falando de situações incompatíveis com a vida do dia a dia. É muito possível que o estresse, próprio do mundo moderno, aumente a incidência destes transtornos. Estamos cada vez mais alertas para tais patologias e, portanto, diagnosticando-as mais precocemente suas apresentações serão menos graves.

Quais são as doenças mentais mais comuns?

As doenças mentais variam de lugar para lugar e de cultura para cultura, mas, de maneira geral, os transtornos de humor, como a depressão, os transtornos bipolares, os transtornos da ansiedade e as dependências químicas, principalmente o alcoolismo, em nosso meio são as patologias psiquiátricas mais comuns.

Fonte: Uniica