É reconhecido por grande parte das pessoas que uma das principais características da infância é a vivência do lúdico e do brincar. Apesar disso, muitos desconhecem a importância desta atividade para o desenvolvimento da criança. Por muitas vezes, atribuí-se a este momento como mero passatempo ou como algo que a criança faz porque não há mais nada o que fazer. Vamos então refletir sobre o real papel do brincar na vida da criança...
O mundo lúdico é, por excelência, o mundo da criança, isto porque é na situação do brincar que a criança se relaciona com o real, experimentando-o a seu modo, procurando construir e recriar a realidade. Através do brinquedo, a criança domina a realidade, graças ao processo de projeção dos perigos internos sobre o mundo externo. O brinquedo é então, um meio de comunicação, é a ponte que permite ligar o mundo externo e o interno, a realidade objetiva e a fantasia. O brincar também funciona como espaço de socialização e interação com outras crianças, sendo um veículo de expressão e comunicação.
Vigotski (1991) ressalta o importante papel do brinquedo no desenvolvimento da criança. Para ele, o brinquedo proporciona mais do que prazer à criança, ele é capaz de satisfazer necessidades fundamentais, atendendo àquilo que a criança não pode realizar no momento imediato. Por exemplo, através do brincar, a criança pode se liberar das restrições impostas pelo seu ambiente e assim ser o que quiser e ir para onde desejar. Ela se torna astronauta, dirige, cozinha, vai para Dubai e depois para o Hawai.
Deste modo, há no brinquedo diversas possibilidades de desenvolvimento condensadas, sendo que ele mesmo é uma grande fonte de desenvolvimento, visto que ao brincar a criança vai além do habitual. Resta a nós, adultos, incentivar e propiciar esta atividade tal importante para o desenvolvimento da criança!
Fonte: VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.