Texto readaptado do Blog O Psicólogo, trazendo algumas possibilidades para o tratamento da ansiedade

Existe alguma terapia, ou tratamento que eu possa fazer para controlar ansiedade?

Sou insegura desde os primórdios da infância, e por conseqüência disso, veio a ansiedade que foi se agravando com o tempo. Hoje quando converso com alguém ou faço uma pergunta ao professor começo a gaguejar, ou perco a respiração e "sufoco" as palavras (estou falando alguma coisa e de repente esta frase se torna um trava língua). Parte disso é conseqüência de minha falta de ar em ambientes fechados com muita gente, grupos sociais como sala de aula. Quando estou conversando, ou trocando idéias tenho a impressão de que alguém logo vai me interromper e por isso devo me apressar ao falar, meu coração dispara, começo a suar frio. O mais angustiante é saber q eu não era assim, sempre falei de forma clara! Algum tratamento? Terapia pra melhorar isso?

Resposta do psicólogo: Existem sim vários caminhos para o controle da ansiedade. Desde medicação (sempre prescrita por um médico), exercícios de relaxamento, psicoterapia, etc.
Medicação: atua como supressor de sintomas, ou seja, você fica calminha, mas não aprende a entender e usar sua mente que poderá lhe pregar outras peças mais para frente. Também não podemos deixar de mencionar os efeitos colaterais, a dependência e a possibilidade de não obter o efeito desejado.
Exercícios de relaxamento: são um bom caminho para começar. É uma das formas de tomar as rédeas de seu próprio funcionamento e decidir como quer se sentir e se comportar. Adoro a possibilidade de ser dona de minha própria cabeça. Você pode treinar a respiração tranqüila, que eu considero a mais honesta e simples. Sente-se ou deite-se e respire longa e profundamente prestando atenção apenas em sua respiração.
Chás: é possível que tenham algum efeito químico, mas devemos considerar o efeito placebo (sua fé no resultado como catalisador para que o resultado apareça).
Psicoterapia: A psicoterapia tem algumas funções: te ajudar a entender o porque isto começou, será que você passou por alguma situação que a traumatizou e agora não pode correr o risco de que aconteça novamente? Será que você acredita que deve dar a resposta perfeita ao professor? Será que esta é uma característica de personalidade? Será que sua família, mesmo que inocentemente, esteja lhe ensinando a ser uma preocupada crônica?
A ansiedade tem muitas facetas, e clinicamente damos nomes diferentes conforme a situação na qual ela aparece. Quando você gagueja na frente do professor chamamos de ansiedade de desempenho. Quando trava diante de grupos sociais chamamos de fobia social. Quando você sente sufocar em ambientes fechados chamamos de claustrofobia. Quando passa mal no meio da rua sem ter nenhuma causa orgânica chamamos de pânico. Quando precisa correr para falar pois tem a sensação de te será interrompida você sofre de insegurança e tem medo de não conseguir seu lugar no mundo.
Não fique preocupada com tantos nomes, é apenas uma forma da ciência entender as manifestações da ansiedade.
Existem palavras que são "primas", tem tudo a ver uma com a outra: Ansiedade, medo, preocupação, fobia, pânico. São tudo "farinha do mesmo saco".

O importante é reconhecer o prejuízo que alguns comportamentos tem lhe causado e, assim, procurar a ajuda necessária para modificá-los!

Fonte: O Psicólogo