A tecnologia cresce cada dia mais, mas isso não quer dizer que a maquina está substituindo o homem em todas as suas funções. Várias atuações na sociedade dependem fundamentalmente do comportamento humano e das relações entre pessoas. O funcionamento da empresa e da fábrica não diz apenas de suas máquinas, visto que estas podem ser a mesma para diferentes tipos de empresas. Assim, a realização de um bom recrutamento e seleção de pessoas é um processo de suma relevância.

Para uma empresa ter sucesso no mercado é preciso ter uma equipe qualificada, que domine novos conhecimentos e tenham a capacidade de colocá-los em prática. A área de Recursos Humanos deve encontrar essas pessoas capacitadas para somar ao quadro de funcionários de cada organização, de acordo com os ideais da empresa, o perfil que está sendo almejando e os anseios do candidato.O recrutamento de pessoal é a prática de buscar no mercado (interno ou externo) profissionais capacitados.

Bom recrutamento não é o que recruta o maior número de candidatos, visto que isso poderá apenas dificultar a seleção, mas sim um recrutamento que atinge o público alvo. Para isso o RH precisa ter claro: o cronograma de contratação; a política de promoção interna; a compreensão dos cargos e suas especificidades; e o perfil da vaga (este deve ser traçado pelo requisitante da vaga e quando mais detalhado, mais auxiliará no processo de recrutamento e seleção). Pode ocorrer o recrutamento interno, externo ou misto (busca profissionais internos e externos à empresa).

Geralmente as fontes de recrutamento são: indicação de funcionários; recrutamento por meio de anúncios em jornais; recrutamento por meio de anúncios em revistas técnicas e especializadas; recrutamento por meio de anúncios em rádio e televisão recrutamento por meio de cartazes; recrutamento por meio da internet; recrutamento por meio de agências de emprego, entre outros.

Autora: psicologia.com.br/colunista/15/" target="_blank">Stéfany Bruna