O "Mapeamento da Obesidade Infantil", lançado em setembro de 2014, é um instrumento importante ao seu trabalho pela Primeira Infância.

Nas oitenta páginas do documento, dados e estatísticas fazem uma radiografia do problema em todo o País.
O objetivo do estudo, além de informar, é promover o desenho de políticas públicas sustentáveis e culturalmente acessíveis, lembrando que:

"A obesidade é uma doença crônica e multifatorial caracterizada pelo acúmulo de tecido gorduroso e com risco substancial à saúde, que vem apresentando prevalências alarmantes em crianças menores de cinco anos, no Brasil".

Por isso, a publicação reúne informações acerca do conceito de obesidade; mostra como ela já se tornou uma epidemia; define os critérios diagnósticos; os fatores de risco que estão associados ao excesso de peso na infância; quais os prejuízos à saúde da criança; os programas, políticas públicas e demais iniciativas que já existem para cuidar desse problema; os institutos e organizações, públicos e privados, especializados em programas de prevenção; as leis normativas, tanto federais como estaduais.

Tudo ilustrado com gráficos e tabelas completas, além de propostas de planos de ação que podem ser adotados pelas áreas de atendimento e cuidado à criança pequena.

Vale a pena ler o documento completo. Está acessível nos sites de busca da internet. Com certeza, muitos dados e conteúdos poderão ajudá-lo no seu trabalho junto aos profissionais e às famílias da criança pequena.

Fonte: Casa do Brincar