É engraçado, trágico e tenso ao mesmo tempo abordar esse assunto, pois defendo a máxima que o amor é pra ser sentido, e não existem receitas de bolo para se compreender o amor, mas o nosso comportamento gritado, postado, esbravejado tem trazido as formas de amar para outro patamar. Nossa, parece que fiz uma rima aqui... No entanto, falar de amor é bem isso. Nos torna poeta!

E diante dessas novas formas de dizer "eu te amo", imagino que Renato Russo, que disse numa de suas canções a frase do título desse texto, se ainda estivesse vivo, já teria feito outras perguntas mais pertinentes acerca desse assunto. Eu ainda continuo sem reposta pra essa questão, e de fato, "o hoje em dia" tem tornado mais complexa a compreensão do amor.

Essa complexidade se dá porque deturpamos o amor já faz tempo, transformamos em jogo, em barganha, confundimos com vaidade e, por vezes, perdemos até a liberdade na ânsia de amar e ser amado. Hoje em dia, "se me ama me passa todas as senhas das redes sociais e deixa o celular desbloqueado". Confere, produção? Hoje em dia, se diz "eu te amo" postando fotos para que todos vejam que acordamos juntos, com cara de quem teve uma noite maravilhosa. Hoje em dia, quando amamos, fazemos selfie e postamos no Instagram.

É certo que começamos relacionamentos quanto mudamos o status do Facebook, e só depois conhecemos melhor a família e até mesmo a pessoa, a quem já estamos gritando para os quatro cantos do mundo que amamos. Nesse sentido, quando não declaramos esse amor nas redes sociais, parece que estamos fadados a não viver e desfrutar desse sentimento tão sublime e almejado. Esse comportamento se estende também para o amor fraternal bem como o amor que temos aos pets, e todas as outras formas de amor que o Lulu Santos considera justas.

E como é triste e doloroso não ser amado... E não ser amado nas redes, então? Parece que dói ainda mais. Afinal, a vida acontece primeiro aqui na internet, essa que tem gerado pautas dos jornais e definido as discussões na mesa de bar. Essa que tem fundamentado os mais distintos estudos na área do comportamento humano. Logo, eu preciso ser amado na internet, no lugar que tudo acontece e que "todas as pessoas são felizes", como disse Renato Russo. Confesso! Estou muito Legião Urbana hoje.

Assim, quando conhecemos alguém interessante, a primeira atitude é buscar informações dessa pessoa nas redes. Olhamos fotos, conferimos os amigos em comum e as páginas curtidas. E como é ruim quando tem um estraga prazer que bloqueia tudo! E se não encontrarmos vestígios da pessoa no mundo virtual, já presumimos que tem algo errado. Coloca o dedo aqui quem concorda comigo 0/.

E nesse ensejo, a gente ama e para de amar muito rápido, ao passo de um deletar, parece que a pessoa e o sentimento serão banidos de uma vez por todas da sua vida. Hoje em dia, dizemos eu te amo pra todo mundo e, às vezes, ao mesmo tempo. A distância nos encoraja, mas também vulgariza nossas ações, e corremos o risco de tornar banal algo que precisa ser atemporal. Ah, o amor me fez rimar de novo!

Fonte: Ludovica