Dizem que todo mundo tem algo a esconder: segredos obscuros ou assuntos constrangedores que ocultamos até das pessoas próximas. Apesar de ser uma prática comum, ocultar um segredo exige um esforço que pode ter efeitos nocivos sobre a saúde e a qualidade de vida. Conheça alguns deles neste artigo.

1. Prejudica relacionamentos importantes: Um segredo pode comprometer a comunicação interpessoal e a credibilidade, além de arruinar relações familiares ou de amizade.

2. Diminui a empatia: O ocultamento de informações pode causar esgotamento físico e mental, fazendo com que a pessoa se concentre mais em si mesma e ignore que acontece com as pessoas ao seu redor.

3. Gera sentimentos incômodos: Ocultar e mentir não são tarefas fáceis (embora algumas pessoas as dominem com perfeição). Guardar um segredo pode causar ansiedade, tensão e culpa, e em alguns casos, levar à depressão e a uma forte sensação de isolamento.

4. Afeta a saúde: Em geral, quem esconde alguma coisa tende a somatizar a tensão. Em 1999, Anita Kelly, professora de psicologia da Universidade de Notre Dame, conduziu um estudo chamado "Revelando segredos pessoais", comprovando que as pessoas que ocultam informações são muito mais propensas a apresentar problemas digestivos, sentir dores de cabeça e nas costas. Além disso, a gravidade dos problemas de saúde foi proporcional à importância dos segredos guardados.

5. Afeta o cérebro: Apegar-se a um segredo inconfessável também afeta o funcionamento do cérebro. O córtex cingulado, essencial para as respostas emocionais, é ativado quando se compartilha informações, enviando sinais para outras partes do cérebro. Também está ligado a funções importantes, como a aprendizagem. Quando se guarda um segredo, as funções naturais desse "lóbulo lógico" ficam comprometidas.

6. Pode incentivar hábitos perigosos: Como uma reação em cadeia, as consequências dos itens anteriores podem levar a um consumo maior de medicamentos e estimulantes. Em 2009, uma pesquisa com 278 adolescentes realizada pelo professor Tom Frijns, da Universidade de Utrecht, descobriu que as pessoas que guardam segredos possuem baixo autocontrole. Como decorrência, muitas se refugiam na comida e em substâncias viciantes, como álcool, tabaco e drogas.

Várias pesquisas demonstraram que as pessoas se sentem aliviadas quando revelam um segredo. Frijns realizou uma segunda pesquisa, com os voluntários do primeiro estudo, e comprovou que os indivíduos que haviam confiado seu segredo – no período entre ambos os estudos – se sentiam melhor física e psicologicamente, enquanto os que continuaram a guardá-lo experimentaram um agravamento de seus problemas de saúde.

Fonte: Discovery Brasil