Jacob L. Moreno definiu o Psicodrama como "a ciência que explora a verdade por métodos dramáticos". Inspirado no teatro, o Psicodrama propõe o desempenho de papéis pela dramatização como método de desenvolvimento de papéis. Drama significa ação ou realização. O Psicodrama possibilita o desempenho livre de papéis e seus vínculos ampliando a espontaneidade e a criatividade.

O Psicodrama como metodologia de intervenção nas relações humanas propicia: saúde, transformações, mudanças de atitude, percepção de fenômenos e desenvolvimento de papéis. Habitualmente relacionado à psicoterapia, o Psicodrama é também utilizado com excelentes resultados no contexto organizacional, em instituições, na área da educação e nos trabalhos sociais. Jacob Levy Moreno criou o Psicodrama a partir de sua filosofia de vida e visão de Homem que para ele é um ser em relação.

Elaborou teorias, princípios e procedimentos formando um conjunto teórico-metodológico articulado que denominou de Socionomia reunindo a Sociometria com métodos de pesquisa e diagnósticos das relações; a Sociodinâmica com os métodos: Teatro de Reprise, Role-Playing, Jogos Dramáticos, Axiodrama; a Sociatria com os métodos de psicoterapia e terapia social.

O estudo sobre Papéis e suas dinâmicas de desempenho e vínculos com seus complementares é um dos pilares da Teoria Moreniana que tem como fundamento os conceitos de espontaneidade e criatividade com as quais o Homem se renova e inova.

A Dramatização é a etapa principal do processo psicodramático, durante a sessão que inicia com um aquecimento grupal. O diretor convida os participantes para protagonizarem uma situação conflituosa e intervém com técnicas especificas para aprofundar a dimensão das relações e vínculos no aqui e agora propiciando a criação de respostas criativas.

Finaliza a intervenção com o Fundamental compartilhamento, ou seja, a repercussão do vivido na vida pessoal ou profissional do grupo presente.

Fonte: SOPSP