A Síndrome de Cotard, também chamada de Síndrome do Cadáver Ambulante ou Delírio de Negação, é um transtorno psicológico raro em que os indivíduos acreditam que estão mortos ou que seus órgãos estão apodrecendo.

As causas da Síndrome de Cotard estão associadas a alterações em certas áreas do cérebro relacionadas com a personalidade, atrofia cerebral, transtorno bipolar, esquizofrenia, enxaqueca ou casos de depressão prolongada.

A Síndrome de Cotard tem cura e o seu tratamento deve ser individualizado e indicado pelo médico psiquiatra.

Sintomas da Síndrome de Cotard

Alguns sintomas da Síndrome de Cotard são:

Indivíduos acreditam que estão mortos;

Ansiedade;

Sensação de que os órgãos do corpo estão apodrecendo;

Sensação de imortalidade;

Sentimento de culpa;

Negativismo;

Insensibilidade à dor;

Alucinações;

Tendência suicida.

Os indivíduos com esta síndrome podem sentir o cheiro a carne podre por acreditarem que os seus órgãos estão apodrecendo e a sensação de estar paralisados. Em alguns casos, os pacientes não se reconhecem, nem conseguem identificar familiares ou amigos.

Tratamento da Síndrome de Cotard

O tratamento da Síndrome de Cotard pode ser feito com o uso de remédios antidepressivos, antipsicóticos ou estabilizadores do humor como Diazepam, Fluoxetina ou Clorpromazina.

Nos casos mais graves da doença, pode ser usado, em combinação com o uso de medicamentos, sessões de terapia eletroconvulsiva, que consiste na aplicação de choques elétricos no cérebro para estimular certas áreas e controlar mais facilmente os sintomas da síndrome.

Fonte: Tua Saúde