Por Clarissa Janini

As mulheres estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, mas ainda enfrentam alguns problemas relacionados ao duplo papel de mãe e profissional. Um estudo recente realizado pelo departamento de psicologia da Ohio State University, nos Estados Unidos, revelou que mulheres com filhos têm mais dificuldades para ser contratadas do que homens com filhos e mulheres e homens sem filhos.

A pesquisa mostrou que as mães passam uma imagem de menos comprometimento com a empresa e que priorizam o filho ao trabalho. Os pais, ao contrário, são bem vistos pelos contratantes graças à idéia de que um profissional do sexo masculino sempre terá mais foco na carreira do que a mulher, mais ligada à família. Será que no Brasil também é assim? O que as mulheres podem fazer para que os assuntos relacionados aos filhos não comprometam a busca por emprego e a realização profissional?

Segundo a psicóloga e consultora de carreira Rosângela Casseano, os profissionais de RH ainda se preocupam com relação à contratação de mães exatamente por esse motivo. "O homem passa a imagem de que, mesmo sendo pai, não deixará a carreira em segundo plano", afirma.

A secretária Cristiane Maria Picoli sofreu discriminação por já ser mãe. "Em algumas entrevistas de emprego os selecionadores já perguntam de cara se tenho filhos e dispensam na hora." Ela, que tem uma filha de dez anos, conta que logo depois de ter voltado da licença maternidade foi demitida. "Mas eu não sou uma exceção. Uma amiga minha que era gerente de uma grande empresa também foi mandada embora logo após ter o segundo filho". Curiosamente ela diz que os chefes mais flexíveis são os homens. "Acho que eles são mais sensíveis".

A consultora de carreira Gisele Welter acredita que, no Brasil, a relação entre trabalho e maternidade está mudando pelo fato de o sexo feminino estar, aos poucos, tomando o lugar do masculino no mercado de trabalho. Mesmo assim, a mulher deve ter cautela e "estar segura do que quer tanto na carreira quanto na família. Deixar de ser submissa no trabalho e vice-versa".

Então, o que a mulher deve fazer para conquistar uma boa imagem profissional sem se esquecer da maternidade?


* Na hora de procurar emprego não é necessário mencionar no currículo se você tem ou não filhos;
* Já na entrevista não há problema algum em falar a verdade. Apenas tenha bom senso e não fique só falando dos filhos;
* No trabalho, não hesite em colocar fotos das crianças na mesa. Apenas, novamente, tenha bom senso para não exagerar na dose;
* Se é casada, procure conversar com seu companheiro sobre a divisão das tarefas domésticas. Isso a ajudará tanto em casa quanto no trabalho;
* Mostre-se competente acima de tudo, pois isso evitará qualquer desconfiança do seu superior Muitas mulheres, depois de ter filhos, tornam-se mais responsáveis também no emprego.

Algumas empresas vêm adotando medidas que facilitam o dia-a-dia no trabalho das mamães. É o caso da Avon, que tem um contingente de 60% de mulheres no quadro de funcionários. O Programa Qualidade de Vida Avon garante um curso às gestantes, que consiste em um ciclo de palestras com ginecologistas, pediatras, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais que ensinam e dão dicas sobre as melhores maneiras de cuidar da gestação e do bebê. Também existem dois berçários (na fábrica de Interlagos e no Centro de Distribuição em Osasco, ambos em São Paulo) que abrigam bebês com até dois anos de idade.

Fonte: psicologiadotrabalhobh.blogspot.com.br/2012/03/carreira-e-maternidade.html" target="_blank">psicologia do Trabalho