Por Karina Araújo Campos

Estamos num mundo onde rege a competição, e principalmente, onde procura-se o diferencial das pessoas. Para entrar no mercado de trabalho e/ou para buscar novas oportunidades é preciso apresentar-se para esse mercado com excelência, demonstrando quais são suas habilidades, suas competências e o seu "diferencial".

Tendo experienciado por vários anos o recrutamento e seleção de algumas consultorias, costumo dizer que o chamado diferencial é quando o indivíduo que foi triado através do seu currículo e comparece à entrevista, demonstra muito além das suas experiências técnicas. Ele demonstra uma capacidade oratória de apresentar-se com simpatia, persuasão, carisma, e outras características subjetivas que fazem com que ele mereça a chance para as outras etapas. É como, quando vamos à uma loja com vários vendedores, por exemplo, mas um vendedor cumprimenta você diferente, com um sorriso expressivo no rosto, você quer ver um sapato e ele apresenta outras marcas de modelos parecidos com o que você gostou, trata você muito bem, parece não se cansar por que você quer ver outros pares ou outra numeração, e você simplesmente se surpreende por aquele excelente atendimento. Esse é o grande diferencial: o melhor tratamento, a melhor postura - ferramentas que devem ser utilizadas sempre, como forma de extrapolar aquilo que está sendo exigido. Ou seja, muitas pessoas podem ter a mesma habilidade técnica, porém o tratamento e a postura pessoal e profissional serão fatores que irão diferenciar você dos outros candidatos.

Quando um profissional de RH (Recursos Humanos) tria currículos, ele quer encontrar a pessoa certa para ocupar a vaga; mas sabemos que somente através do currículo não é possível ter essa assertividade. São também usadas outras ferramentas.

Dizemos que um currículo bem elaborado é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Esse currículo deve ter as informações necessárias e que chamem a atenção do recrutador, e que seja um provável perfil para ocupar aquela vaga. Um currículo deve ser elaborado com foco, objetivando a vaga disponível, portanto deve ser sucinto prático, objetivo e funcional. Para tanto, deve-se levar em conta esse direcionamento, enfatizando as experiências profissionais que tangem àquela oportunidade. Deve ser organizado, contendo seus dados pessoais, como nome, endereço, telefones e e-mail. Não é necessário colocar documentos pessoais. Descreva o nome da vaga que deseja ocupar. Posteriormente, coloque sua escolaridade, o que pode garantir que caso seu nível de escolaridade não seja o exigido pela vaga, poupe o seu tempo e o do recrutador. Fale um pouco de você, das suas habilidades, facilidades, com coerência e objetividade. Num primeiro momento o currículo mostra o que somos e o que fazemos, ou seja, nosso perfil pessoal e profissional. Então, descreva também seus cursos extracurriculares.

Dessa forma, quando elaboramos nosso currículo, seja para uma nova oportunidade, para uma recolocação, ou para entrar no mercado de trabalho, passamos a analisar nossos objetivos de vida: o que queremos ser, onde queremos chegar, traçamos caminhos que queremos percorrer e sonhamos.

Um currículo é, em sua complexidade, uma vida humana em busca da concretização dos seus sonhos; ressalva-se seu significado "curso da vida". Ele é o seu marketing pessoal, aquilo que você acredita que é e expõe numa página de papel com a finalidade de disponibilizar seu trabalho, sua mão-de-obra. Nele tem suas características pessoais e profissionais e é através do currículo que você gera sua entrevista de emprego. O currículo serve de guia para o entrevistador. Portanto, elabore seu currículo de forma que você irá suscitar a curiosidade deste de conhecê-lo e se surpreender com o seu potencial.

Pense no seu currículo e no que você quer trabalhar como um objetivo de vida, como um fator que irá promover sua motivação a realizar o trabalho que você tanto busca com prazer e satisfação. E muito boa sorte!

Fonte: psicologiadotrabalhobh.blogspot.com.br/2013/04/curriculo-porta-de-entrada-por-karina.html" target="_blank">psicologia do Trabalho