C.G. Jung nasceu na Suíça, em 1875. Psiquiatra de formação, iniciou sua carreira profissional em Zurique, onde conduzia o tratamento de pacientes esquizofrênicos. Jung foi talvez o discípulo mais proeminente de Freud e ativo colaborador no início da psicanálise. Ele pesquisou e desenvolveu conceitos fundamentais como o de "associação" e "complexo", sendo que este último foi tomado emprestado por Freud para batizar o famoso "Complexo de Édipo".

Ousado, criou técnicas inovadoras, dentre elas o "teste das associações", buscando identificar os conteúdos psíquicos ligados a complexos. O teste foi o embrião do polígrafo, mais conhecido como detector de mentiras. Aos poucos, foi imprimindo cada vez mais sua marca nas teorizações, desgarrando-se de Freud. Jung debruçou-se sobre o estudo da mitologia, de povos não-ocidentais e produções culturais diversas, o que lhe permitiu pensar os substratos coletivos/arquetípicos presentes no inconsciente.

A psicologia Analítica por ele fundada mantém muitos seguidores ao redor do mundo, que continuam a utilizar e desenvolver as ideias de Jung. No Brasil, ele teve uma discípula de renome: Nise da Silveira, reconhecida até hoje por introduzir a arte como ferramenta terapêutica em saúde mental.

Seguem abaixo alguns dos seus livros mais importantes:

Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo;

O desenvolvimento da personalidade;

psicologia do Inconsciente;

A Energia Psíquica;

A Natureza da psique;

O Homem e seus Símbolos;

O Segredo da Flor de Ouro.

Fonte: Conexões Clínicas