Quem concorre a uma vaga de emprego, normalmente se depara com uma série de etapas que incluem desde entrevistas e dinâmicas de grupo até avaliações técnicas. Dependendo das habilidades requisitadas, o candidato pode ainda enfrentar mais uma fase neste processo de seleção: os testes psicotécnicos.

Muitas pessoas realizam esses exames sem saber exatamente para que eles servem e o que está sendo avaliado, o que causa uma certa ansiedade.

Para que serve o teste psicotécnico?

Para que serve o teste psicotécnico?[/p][/n]

Compostos por exercícios de raciocínio lógico, concentração e habilidades específicas, os testes psicotécnicos são instrumentos que auxiliam na avaliação do indivíduo, identificando se possui o perfil técnico e psicológico compatível com o posto almejado.

São analisados, dentre outros pontos, o nível de atenção do candidato, sua memória, sua capacidade de resolver questões estando sob pressão e também traços de sua personalidade.

Além de ser uma relevante ferramenta para complementar o processo de seleção de pessoas, os testes psicotécnicos também são aplicados em outras situações. Como exemplos podemos citar os exames para obtenção de carteira de motorista, para autorização de porte de armas e outras atividades em que as características psicológicas do indivíduo têm grande importância.

O objetivo principal dos testes é verificar a existência de problemas psicológicos, transtornos de personalidade ou desvios de comportamento que possam interferir na realização das atividades propostas.

Tipos de testes psicotécnicos

O conteúdo dos exames varia de acordo com o que se pretende analisar. Um dos testes mais conhecidos para a avaliação da personalidade consiste na realização de desenhos, que podem ser retas paralelas, círculos ou zigue-zagues.

O comportamento do indivíduo diante de situações de conflito pode ser analisado com a aplicação de provas situacionais. Nesses exames são passados ao entrevistado diferentes casos que necessitam uma solução, revelando como é o processo de tomada de decisões.

Para que a análise seja feita de forma consistente, é fundamental que a aplicação dos testes e a avaliação dos resultados sejam feitas por um psicólogo. Vale ressaltar que os testes psicotécnicos devem ser previamente aprovados pelo Conselho Federal de psicologia antes de sua aplicação.

Fonte: Mundo Psicólogos