Uma pesquisa no Recife mostrou que bebês que nascem com microcefalia, que é a má formação do cérebro, podem ter a visão prejudicada. O aumento do número de casos da microcefalia está relacionado com a propagação do zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

A Hilda Venâncio só ficou sabendo que o Mateus, de 2 meses, tinha microcefalia na hora do parto. Na gestação, os sintomas do zika vírus foram tratados pelos médicos como alergia.

"Coceira na pele vermelha, febre e dor nas juntas. Depois do nascimento dele é que a gente veio saber que era zika", conta a zeladora.

O que muitas mães também não sabiam é que a microcefalia provoca problemas anatômicos nos olhos dos bebês. Foi o que constatou uma pesquisa da Fundação Altino Ventura, no Recife.

"Atinge porque a estrutura cerebral neurológica estando comprometida, compromete também o nervo ótico e as camadas da retina", explica Liana Ventura, presidente da fundação.

Ao todo, 79 bebês com suspeita de terem microcefalia associada ao zika vírus foram examinados desde dezembro. Dos exames concluídos, a metade teve a ligação com o zika confirmada. Deste grupo, 40% apresentaram alterações no nervo ótico e na retina.

"Isso ainda não era conhecido nesta doença. O comprometimento da visão vai ser avaliado, mas as lesões elas são muito sugestivas de que haverá uma perda da visão muito significativa em alguns destes pacientes", diz o professor de oftalmologia Maurício Maia.

Os resultados dos primeiros exames estão comprovando o que os médicos já suspeitavam: nos bebês das mulheres grávidas que tiveram o zika vírus logo no início da gestação, os problemas na visão são mais graves.

"Se foi no primeiro trimestre, elas tendem a ter mais alteração ocular do que uma criança de uma mãe que teve os sintomas no terceiro trimestre", aponta a oftalmologista Camila Ventura.

A Alexsandra Coutinho teve zika no quarto mês de gravidez. Agora ela quer dar ao Pedro Henrique o melhor acompanhamento. "Agora é cuidar, fazer todas as terapias possíveis para ver se ele tem um desenvolvimento melhorzinho", comenta a enfermeira.

Fonte: G1