A respiração holotrópica, uma técnica moderna da psicologia transpessoal que associa respiração rápida e profunda, música evocativa de outras culturas, trabalho corporal e arte, está ajudando pessoas a se curarem de traumas psíquicos ou físicos e até de alguns distúrbios psicossomáticos. O criador da respiração holotropica, o psiquiatra checo Stanislav Grof, é um dos pioneiros da psicologia transpessoal .

Ele afirma que a ampliação da consciência ou entrar em estados incomuns da consciência tem um grande potencial curativo. É muito útil para a psicoterapia e a auto-descoberta, pois libera emoções profundas que estão reprimidas, permitindo também o acesso a vivências de caráter espiritual, facilitando à pessoa se reconectar com sua natureza interior.
Segundo Grof, a psicologia tradicional só estuda o que acontece com o indivíduo após o seu nascimento. Ele, entretanto, afirma que alguns comportamentos podem ter raízes mais profundas e só serão completamente curados através de estados incomuns da consciência ou holotrópicos. O psiquiatra constata que as raízes mais profundas de alguns distúrbios psicológicos são da fase perinatal, vivenciados pelo feto durante sua concepção e gestação até o nascimento, que é geralmente traumático. A psicologia transpessoal defende o estudo científico da espiritualidade humana. A espiritualidade natural do ser humano é encarada, muitas vezes, como doença pela ciência tradicional.

A palavra holotrópico vem do grego, significando mover-se em direção à totalidade. O estados holotrópicos podem acontecer espontaneamente ou serem alcançados por técnicas como a respiração holotrópica. A técnica criada por Grof e sua esposa Christina permite o acesso aos inconscientes pessoal e coletivo.
A técnica é contra-indicada para pessoas com doenças vasculares e cardiovasculares, hipertensão severa, glaucoma, diabetes, doenças contagiosas agudas, cirurgias recentes, doenças mentais complicadas, epilepsia e gravidez. É que durante as sessões pode-se reviver emoções muito fortes, o que não seria indicado nesses casos.

A Respiração Holotrópica ™ é uma valiosa técnica de psicoterapia experiencial e auto-exploração profunda existente na psicologia Transpessoal, embasada no potencial curativo e transformador dos estados ampliados de consciência. Foi criada por Stanislav Grof, um dos fundadores e principais teóricos da psicologia Transpessoal, juntamente com sua esposa Christina Grof. Vem sendo utilizada desde 1976 ao redor do mundo com impactantes resultados terapêuticos e de desenvolvimento pessoal.

O método utilizado na Respiração Holotrópica ™ combina respiração mais rápida e profunda que a habitual, música evocativa, trabalho corporal e arte, permitindo que os participantes ampliem sua consciência e se conectem à sabedoria e à capacidade de cura próprias de seu corpo e psiquismo, instância psíquica esta que Grof chamou de curador interno.

Este estado incomum de consciência tem a surpreendente capacidade de selecionar e trazer à tona conteúdos de forte carga emocional e, portanto, de grande importância às nossas dinâmicas psíquicas. Podemos reviver ou nos conectar não somente com material biográfico (do nascimento até o momento presente), como se faz normalmente na psicoterapia tradicional, mas, também, ter acesso às memórias de nossa gestação e parto e ilimitado espectro dos fenômenos transpessoais.

O campo transpessoal compreende experiências onde não nos sentimos limitados pelo nosso ego, espaço ou tempo, e onde podemos conectar com os domínios míticos e arquetípicos, o inconsciente coletivo, o transcendente e o cosmos. Estas experiências transpessoais podem nos ajudar a desenvolver um senso de sentido e objetivo à nossa vida, ajudar a superar crises existenciais e despertar uma visão mais compassiva para conosco, pela humanidade e para com o planeta.

Por Silvana Schwertz

Fonte: psicologia Transpessoal