A empatia consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo. Ela é uma das competências-chave hoje, considerada um antídoto à individualização, característica que está enraizada em nós e se amplia com as loucuras tecnológicas. Além disso, pode ser considerada uma ferramenta política, por proporcionar uma revolução nas relações humanas – existe revolução maior que essa?

Para começar, podemos fazer exercícios usando filmes e livros, ferramentas importantes para estimular a imaginação. Com eles, mergulhamos em histórias distantes da nossa realidade e nos ajudam a entrar na pele de outra pessoa e ver o mundo a partir daquela perspectiva.

Confira a lista com filmes sobre empatia:

1. Intocáveis

Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabelece, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

2. Voices

"Voices" foi um filme produzido para que as pessoas com deficiência sejam ouvidas. Elas compartilharam suas experiências, ambições, sucessos e desafios que enfrentam em sua vida diária.

3. I AM – Você tem o poder de mudar o mundo

O diretor Tom Shdyac fala com os líderes intelectuais e espirituais sobre o que há de errado com nosso mundo e como podemos melhorar a nós mesmos e o modo como vivemos nele.

4. O escafandro e a borboleta

Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) tem 43 anos, é editor da revista Elle e um apaixonado pela vida. Mas, subitamente, tem um derrame cerebral. Vinte dias depois, ele acorda. Ainda está lúcido, mas sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo. Bauby se recusa a aceitar seu destino. Aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto, e forma palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória.

5. The Power of Outrospection

A animação de 10 minutos sobre empatia faz parte da aclamada série RSA Animate. No vídeo, o filósofo e escritor romano Krznaric explica como podemos ajudar a impulsionar a mudança social.

6. Segredos e mentiras

Hortense (Marianne Jean-Baptiste) é uma mulher negra que após perder a mãe adotiva busca encontrar sua mãe verdadeira. Em sua busca, encontra Cynthia (Brenda Blethyn), uma operária branca, que possui outra filha.

7. O poder da empatia

Outra animação da RSA Animate. Este pequeno vídeo nos lembra que, para sentir empatia, é preciso primeiro entrar em contato com o nosso próprio curso, entendendo nosso lado vulnerável (e talvez mais importante, resistir à tentação de impor a nossa visão de mundo nos problemas de alguém). Um lembrete breve e espirituoso do poder de mudar o mundo a partir da empatia.

8. Meu pé esquerdo

Christy Brown (Daniel Day-Lewis), filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com o controle deste único membro ele torna-se escritor e pintor.

Fonte: Nossa causa