Geralmente o nosso ato de chorar está associado a expressões de estados como tristeza, pena, nostalgia, raiva saudade, dor, mas também pode ser uma manifestação física de alegria.

Quando sentimos raiva e vertemos lágrimas, esse choro pode ser acompanhado por outras expressões, tais como face vermelha, suor, ou tensão corporal. Em contraste, se as lágrimas são de alegria, vamos estar mais relaxados e mais ativos muscularmente.

Seja qual for a situação, as lágrimas caindo dos olhos é uma forma de descarga. A sua presença é necessária para libertar as emoções, sentimentos e como resposta a sensações de impotência.

O choro, cientificamente falando, tem sido descrito como um fenómeno secretomotor complexo, que se caracteriza por derramar lágrimas no aparelho lacrimal. Foi também descoberto que existem diferentes tipos de lágrimas, segundo a sua composição química, de acordo com as investigações do bioquímico William H. Frey II, da Universidade de Minnesota, EUA.

As lágrimas emocionais contêm mais prolactina à base de proteínas hormonais, hormona adrenocorticotrófico e leucina encefalina, que é um analgésico natural.

Há também um líquido protetor que cobre os olhos chamado de lágrimas contínuas ou secreção basal. Estes contêm lisozima que é um potente agente anti-bacteriano e anti-viral.

Finalmente, existem as lágrimas de reflexo, que são produzidas pelo descascar da cebola, pó ou fumo e são produzidas pelas glândulas lacrimais para limpar e proteger os olhos.

Então, porque motivo as lágrimas nos ajudam emocionalmente?

As lágrimas emocionais ou geradas pelo stresse ajudam-nos nos momentos difíceis de diversas maneiras.

Fisicamente, elas lavam os químicos tóxicos fora dos nossos corpos, enquanto psicologicamente transmitem-nos uma boa sensação quase como após tomar uma bebida saudável.

O choro ajuda a reduzir o stresse, que pode ter um efeito nocivo sobre a nossa saúde e tem sido associada a uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, pressão alta, diabetes tipo-2 e obesidade.

Além de remover substâncias tóxicas do nosso corpo, o choro também pode ter o benefício psicológico de levantar o nosso humor e nos ajudar a lidar com situações dolorosas.

O choro profundo é geralmente considerado bom para você pois é dessa forma que você se expõe e manifesta emoções profundas.

"A teoria freudiana é que é benéfico para deitar sentimentos para fora, pois você deixá-los apodrecer podem afetá-lo fisicamente e psicologicamente", diz o professor Gail Kinman da Universidade de Bedfordshire, Inglaterra, um psicólogo de saúde ocupacional que tem realizado pesquisas sobre o ato de chorar no local de trabalho.

"Se o choro é bom para você depende muito das suas razões, o contexto, e como ele é tratado.

"As demonstrações públicas de choro tendem a ser desprezadas, e qualquer catarse emocional numa situação, como o local de trabalho, podem ser compensadas ​​pelos constrangimento, desaprovação, e culpa.

"Muitas mulheres da minha pesquisa, no entanto, dizem que às vezes sentem que precisam de um bom choro. E que se sentem emocionalmente limpas depois."

O choro também pode sinalizar a necessidade de ajudar os outros e de unir as pessoas.

As pessoas geralmente são mais propensas a ajudar quando avistam alguém lavado em lágrimas. Promove ajuda mútua entre as pessoas.

Também pode ser um sinal para o contacto físico, tal como um abraço ou mãos tranquilizantes colocadas num braço. O toque físico tem sido associado como ajuda de redução do stresse.

Hoje Descobri