Ao ver uma criança brincando de blocos, não raro um adulto suspira: "Vejam! Um futuro engenheiro!" A associação mais óbvia é certamente essa. Porém, há vários outros benefícios que essa prática pode proporcionar. Como já dissemos aqui, brincar com blocos de madeira, de plástico e blocos magnéticos pode ajudar a desenvolver a atenção, a criatividade, a coordenação motora fina, a coordenação visomotora, a orientação espacial e a capacidade de resolver problemas.

A prática mais comum é deixar as crianças brincarem livremente com os blocos, seja sozinhas, seja na companhia de outras crianças. Elas têm, assim, a possibilidade de montar as peças de muitas maneiras diferentes e capacitam-se para usar a criatividade na resolução de problemas que admitem mais de uma solução.

Mas há muitas outras maneiras de explorar esses fantásticos brinquedos. Veja as sugestões que separamos para você!

Proponha um desafio: construir a partir de um modelo

Embora os blocos sejam mais comumente utilizados em brincadeiras livres, em que as crianças constroem estruturas de maneira criativa, é possível utilizá-los de outra forma: apresentando um modelo – construído por um adulto – e pedindo para elas o reproduzirem. Elas terão de observar atentamente o modelo, analisar as partes que compõem o todo, observar como se dispõem no espaço para formar o todo e como se relacionam entre si.

Em um estudo realizado por Sharlene Newman e seus colegas na Universidade de Indiana em 2016, crianças de 8 anos foram submetidas a uma sessão de 30 minutos de construção com blocos a partir de um modelo. Essas crianças apresentaram melhoras em rotação mental – a habilidade de rodar mentalmente formas tridimensionais e analisá-las. Além disso, exames de imagem mostraram mudanças na maneira como seus cérebros processam informações espaciais. As crianças do grupo-controle – não submetido a essas atividades – não apresentaram essas mudanças.

Para conseguir reproduzir o modelo, elas precisaram observá-lo e perceber as relações entre os objetos no espaço, fazer a rotação das figuras em sua mente e por fim posicionar as peças. Eis um exercício extraordinário de orientação espacial!

A habilidade de orientação espacial, fundamental para o futuro sucesso em matemática, é também de grande importância para o aprendizado da leitura e da escrita. A orientação espacial auxilia a criança a perceber cada traço que compõe uma letra e predispõe-na a girar mentalmente as letras para um lado e para outro, para cima e para baixo, notando com mais facilidade as diferenças de posição e direção. É também vital para que aprenda a executar corretamente o movimento dos olhos e da mão durante a leitura e a escrita, o qual deve ser realizado da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Participe da brincadeira

Quando adultos ou crianças mais velhas participam da brincadeira com a criança, ela se beneficia mais, pois observa a maneira como o outro constrói, tenta reproduzi-la e aprende novas maneiras de usar as peças.

Aproveite a ocasião para introduzir conceitos básicos

Às vezes, nós esquecemos que as crianças ainda estão aprendendo palavras e expressões que nos parecem muito óbvias, como, por exemplo, "em cima", "embaixo", "entre", "dentro" e "fora". Mas crianças de 3 a 6 anos podem ter problemas para seguir instruções de exercícios, para fazer uma tarefa sugerida pelos pais ou professores ou mesmo para permanecer atentas durante uma conversa simplesmente por não terem um conhecimento razoável de conceitos básicos – o que pode ser agravado se combinado à dificuldade em processar e reter informação auditiva.

Ao interagir verbalmente com a criança durante a brincadeira com blocos, você pode usar estes conceitos básicos – especialmente os conceitos espaciais – e usar o contexto para que ela os assimile:

Direita e esquerda
Grande, médio, pequeno, alto, baixo
Em cima, em baixo, sobre, sob, atrás, na frente, próximo, distante, dentro, fora, entre
Através, ao redor, em torno de
Antes, depois
Quadrado, círculo, retângulo, triângulo, losango
Linha, reta, curva, vértice, horizontal, vertical, diagonal
Vermelho, verde, azul, amarelo, preto, branco, etc.
Pouco, muito

Não se trata apenas de ampliar o vocabulário das crianças, mas de dotá-las de conceitos necessários para compreender as coisas à sua volta, para entender instruções e comandos, para o aprendizado de matemática, ciências e para a alfabetização.

Incentive a criação de cenários

Blocos de montar são o tipo de brinquedo que se pode integrar com vários outros na criação de um cenário. Misturá-los a carrinhos, bonecos ou animais de brinquedo acaba por dar aos pequenos ideias de projetos de construção: um castelo para o rei, uma muralha para proteger os habitantes da cidade, um consultório para o médico, um estábulo para as vaquinhas, um estacionamento ou uma pista de corrida para os carros, um lago para os patos, um zoológico para os bichos…

Com um cenário e uma história para contar, a apresentação das noções espaciais que acabamos de mencionar torna-se também mais interessante e atraente.

Por exemplo, se a criança construir uma fortaleza com uma muralha muito baixa, diga-lhe: "A muralha está muito baixa. Assim, o inimigo entrará facilmente. Que tal construir um muro mais alto?" Faça perguntas como: "Quem está dentro da casa?", "O que essas vacas estão fazendo fora do estábulo?", "O que é isso à sua direita?", "Qual dessas torres é a mais alta?" Mas cuide para que o uso desses termos durante a brincadeira seja feito da forma mais natural possível.

Está pensando em dar um brinquedo a seu filho? Invista em blocos!

Fonte do Texto e da imagem: Como educar seus filhos