Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar grave potencialmente fatal de perda de peso excessivo, no qual a pessoa procura uma extrema magreza, levando a pessoa a tomar estratégias para perder peso.

Embora o termo em publicações científicas não seja muitas vezes usado de forma intercambiável com anorexia nervosa, existe muitas causas possíveis para uma diminuição do apetite, algumas das quais podem ser inofensivos, enquanto outros apontam para uma condição clínica grave, ou constituir um risco significativo.

É caracterizada pela recusa em manter um peso corporal e um medo obsessivo de ganhar peso devido a uma distorcida imagem de si próprio, que pode ser mantido por conclusões erradas, com base cognitiva ao invés de provas, que alteram a forma como o indivíduo afetado avalia o seu corpo, e a comida que come.

Sendo caracterizada por ser uma doença complexa, a anorexia nervosa envolve problemas sociais, fisiológicos e psicológicos. Uma pessoa que tenha anorexia nervosa pode ser chamada de anoréxica. Uma pessoa que seja anoréxica pode ser também chamada de bulímica.

A anorexia nervosa afeta principalmente os adolescentes principalmente as mulheres, e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental.

Para os jovens adolescentes de ambos os sexos, pode estar ligada à auto-imagem, dismorfia e dificuldade em ser aceite pelo grupo, com mais tendência se houver um quadro neurótico (do tipo obsessivo-compulsivo) ou uma história de abuso ou de bullying.

Uma pessoa com anorexia inicialmente começa uma dieta para perder peso. Com o tempo, a perda de peso torna-se um sinal de domínio e sem controle.

Recusa em manter o peso corporal normal para a sua idade e altura.
Pesa 85% ou menos do que devia para a sua idade e altura.
Tem medo de engordar.
Em mulheres, a menstruação para. Nos homens os niveis de hormonas descem.
As jovens não começam a menstruar na idade apropriada.
A pessoa nega os perigos de ter pouco peso.
Medo de engordar apesar de ja estar muito abaixo do peso.
Diz que se sente gorda apesar de ser magra.
Irritabilidade, depressão.

A anorexia nervosa é uma doença mental grave, com taxas de morbidade e de mortalidade tão elevada como aqueles vistos em qualquer doença psiquiátrica. Embora afete principalmente jovens mulheres brancas, pode também afetar homens e mulheres de todas as idades, raças, socioeconomicas e culturais.

O termo anorexia nervosa foi criada em 1873 por Sir William Gull, um dos médicos pessoais de Queen Victoria. O termo é de origem grega: an (ausencia ou deficiencia) e orexis (apetite), o que significa uma falta de vontade de comer.

Dados: Cerca de 90-95% dos portadores de anorexia são adolescentes e mulheres.
Entre 0,5 a 1% das mulheres americanas sofrem de anorexia nervosa.
A anorexia nervosa é um dos diagnósticos psiquiátricos mais comuns em mulheres e jovens.
Entre 50-20% dos indivíduos que lutam com contra a anorexia nervosa acabam por morrer.
As probabilidades de morte aumentam dentro nesse intervalo, dependendo do estado da condição dessa pessoa.
A anorexia nervosa tem uma das maiores taxas de morte de qualquer condição de saúde mental.

Fonte do texto e da imagem: Distúrbios Alimentares