Você sabia que transtornos mentais são concebidos como síndromes ou padrões comportamentais ou psicológicos clinicamente importantes? Que ocorrem num indivíduo e estão associados com sofrimento ou incapacitação ou com um risco significativamente aumentado de sofrimento, morte, dor, deficiência ou perda importante da liberdade. Vale ressaltar ainda que, os transtornos mentais englobam uma série de condições que também afetam o desempenho da pessoa na sociedade, além de causar alterações de humor, bom senso e concentração, por exemplo.

De acordo com um estudo quantitativo, denominado Agravos à saúde, hipertensão arterial e predisposição ao estresse em motoristas de caminhão, percebeu-se que a presença de possíveis distúrbios e transtorno mental comum nos motoristas estudados se associou de forma positiva com as seguintes variáveis: referência de cansaço, diminuição da concentração, considerar-se nervoso ou estressado, ter problemas pessoais ou no trabalho e transportar carga de horário frequentemente.

Outro fator relevante foi à falta de adaptação do motorista de caminhão, principalmente os de rota longa, que possibilita a ocorrência de fatores que estão associados a transtornos mentais e ao estresse.

Segundo o estudo, a avaliação da presença de distúrbios e transtornos mentais comuns pelo SRQ-20 mostrou que 33% dos motoristas estudados eram portadores de possíveis transtornos mentais. As maiores frequências de respostas positivas foram: sentir-se nervoso, tenso ou preocupado (56%), dormir mal (47%), sentimento de tristeza (38%), presença de dores de cabeça (37%), ter dificuldade para tomar decisão (30%), má digestão (30%), sensação desagradável no estômago (26%), sentir cansaço frequente (23%), tremores nas mãos (23%) e dificuldade de pensar com clareza (20%).

É possível compreender que diversos fatores podem acarretar a ocorrência de transtornos mentais comuns, que podem se relacionar também com manifestações de estresse no trabalho. Dessa forma, se faz necessário a implementação de ações em âmbito governamental e individual, que visem contribuir para a melhoria da condição de saúde física e emocional desses profissionais.

REFERÊNCIAS:

CAVAGIONI, L. C. et al. Agravos à saúde, hipertensão arterial e predisposição ao estresse em motoristas de caminhão. Rev Esc Enfermagem, v. 43, n. 2, 2009.

Fonte do texto e da imagem: psicologiaemtransito.blogspot.com.br/2015/06/compreendendo-ocorrencia-de-transtornos.html" target="_blank">psicologia em trânsito