Existem muitas áreas nas quais o Coach pode atuar, já que o coaching oferece uma metodologia flexível e que pode ser adaptada a vários nichos. As ferramentas e técnicas desse processo podem ser utilizadas para diversos objetivos. Existem, entretanto, dois grandes nichos que o Coach atua: (1) Self/Life coaching: que é o processo voltado às necessidades pessoais (relacionamentos interpessoais, afetivos, emagrecimento, entre outros). Esse nicho promove o desenvolvimento individual, auxiliando as pessoas a definirem melhor seus próprios objetivos e a traçar metas eficientes para atingi-los. O objetivo é instigar o coachee a conhecer mais a si mesmo, para que possa identificar suas habilidades e potencializá-las, usando-as em seu favor; e o (2) Executive/Business coaching: necessidades profissionais (carreira, promoção, liderança, entre outros.). É o nicho que auxilia os executivos a estabelecerem as melhores metas e propósitos para a empresa diante de um mercado competitivo e que passa por mudanças constantes. Além do desenvolvimento profissional, o Coaching Executivo também contribui para o aperfeiçoamento da performance pessoal, buscando sempre um equilíbrio entre as necessidades humanas e empresariais.

Dentro desses grandes nichos, existem ainda os principais tipos de coaching, podendo ser:

de Carreira: tem como principal objetivo orientar pessoas que pretendem evoluir e transformar suas carreiras.

De Vendas: o coach trabalha como um orientador que utiliza etapas do processo para aumentar a performance e os resultados das vendas de um indivíduo ou de uma empresa.

De Relacionamentos: Auxilia casais a atingirem seus objetivos em comum, além de melhorar seu relacionamento e superar as dificuldades que tem como casal.

Financeiro: treinamento específico para o alcance de resultados positivos nas finanças pessoais ou empresariais.

De Negócios: ajuda empreendedores e empresários a alavancarem seus negócios.

O Coach Esportivo, o qual leva os atletas e alcançarem resultados e desempenhos cada vez melhores.

E finalmente o de Emagrecimento: O coach nessa área ajuda aquele que quer manter ou perder peso, levando o cliente na mudança de hábitos.

Vamos focar rapidamente neste último nicho: Você sabia que quase metade da população brasileira está acima do peso?!

Uma pesquisa do Ministério da Saúde revela que uma das grandes causas do sobrepeso na população brasileira é a alimentação inadequada: 34,6% dos brasileiros comem carnes com muita gordura e mais da metade da população bebe leite integral regularmente. Também, muitos brasileiros tomam refrigerante pelo menos cinco vezes na semana e menos de 21% ingerem a quantidade recomendada de frutas e hortaliças.

Esse crescimento da obesidade pode estar relacionado com o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão, doenças crônicas que pioram muito a qualidade de vida dos indivíduos e que podem levar à morte.

Alguns hábitos podem sabotar o processo de emagrecimento e são esses que devem ser atacados no processo de coaching. São eles: a procrastinação, adiando o início da reeducação alimentar, da matrícula na academia, ou de algo que possa ajudar no processo; a ausência de disciplina do cliente, que não consegue seguir as orientações médicas, não respeitar os horários de exercício ou alimentação; falta de gestão de tempo, ou seja, justificativas que não tem tempo para preparar o alimento saudável ou praticar atividades físicas.

Em resumo, esses quesitos devem ser trabalhados pelo coach, além das crenças/regras envolvendo obesidade e da motivação para o emagrecimento! O processo de Coaching pode ser de grande ajuda para atingir algum objetivo específico caso haja um engajamento do profissional e do cliente!

Fonte do texto e da imagem: psicologiaexplica.com.br/nichos-coaching-e-coaching-de-emagrecimento/" target="_blank">psicologia Explica