O cansaço, desanimo e estresse fazem parte de alguns momentos da vida cotidiana das pessoas, porém, se isso é constantemente comum no seu dia a dia, e esteja prejudicando sua vida profissional e pessoal, pode ser um problema. Geralmente as pessoas com depressão não percebem o estado emocional no qual se encontra.

Segundo o Psicólogo, Breno Jerônimo, a depressão é um adoecimento emocional. "Alguns autores descreveriam até como um adoecimento da alma. Não é tão simples de ser diagnosticada, porque é facilmente confundida com tristeza e abatimento", diz.
De acordo com o Psicólogo, a depressão é silenciosa e complexa, não escolhe cor, gênero e etnia, estão todos sujeitos a ela. Os sintomas são normalmente comuns em pessoas que não sentem prazer em realizar as atividades impostas em sua rotina, não cuidam do lado emocional, não dedicam tempo para si mesmas. Sentem sentimento de magoa por ocorridos passados, culpa, tristeza profunda e falta de planejamento.

O processo e o tratamento de depressão são delicados, a melhor forma de lhe dar é procurar profissionais da área, como um clinico geral, psicólogo e psiquiatra. Lembrando que somente o profissional psiquiátrico pode recomendar medicamentos para o paciente, pois o psicólogo é vetado dessa autorização. Existem vários tipos, como depressão pós-parto, sazonal, distimia, reativa e atípica.
Em alguns casos de depressão, há pessoas que consequentemente cometem o suicídio. "Não dá para afirmar que todas as pessoas que pensam em cometer suicídio, necessariamente tenham depressão. Mas certamente, boa parte delas apresentam essa doença. É importante lembrar que embora seja um tabu, o suicídio deve sim ser discutido, e falar sobre o assunto não incentivaria a prática do ato", explica.

É importante ressaltar que cada paciente depressivo tem um caso diferente de outro, que nem todos serão tratados da mesma maneira. Isso se explica pelas razões que fizeram passar por esse processo, pela frequência dos sintomas, o tempo e o contexto no qual o paciente esteja. O apoio da família é fundamental para o indivíduo em depressão, é extremamente benéfico a ele.


Autor: Raquel Lima

Fonte de imagem: Google