Atualmente a população idosa mundialmente está em grande avanço, a estimativa é que chegue a mais de um bilhão de pessoas com mais de 60 anos de idade em 2020. No Brasil a estimativa de vida é de 73 anos de idade e para 2050 pode alcançar os 80 anos de idade. O envelhecimento é um desenvolvimento complexo, e quando vem acompanhado pelo abandono fica mais difícil, podendo causar depressão, baixa autoestima e problemas de saúde em geral

.

Diante das modificações biológicas e existenciais o envelhecimento traz também transcendência psicológica, que diz respeito a consciência de estar próximo da morte, surgindo assim a necessidade de manutenção e mudança em relação ao seu papel social, além de enfrentar ‘fantasmas’ interiores, como culpa, arrependimentos e medos. Neste contexto, a arteterapia surge para ajudar nesta tarefa, pois sua técnica possibilita a diminuição de preconceitos, como por exemplo de que os idosos são pouco criativos.

A Arteterapia surge como modelo de terapia na terceira idade, pois apresenta um método que tem a eficácia de possibilitar a investigação de problemas e de competências pessoais através do modo de se expressar verbalmente e não verbalmente. Além de intensificar o desenvolvimento de recursos físicos, emocionais e cognitivos, levando à aprendizagem de habilidades, por meio de experiências terapêuticas com linguagem artística de modo variado.

Desta maneira, a arteterapia com idosos tem o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida, além de bem-estar e autoestima através de atividades prazerosas, auxiliando o profissional de saúde ou terapeuta no oferecimento de mudanças positivas na vida dos indivíduos que fazem parte do processo de envelhecimento.

Em vista disso, o uso da arteterapia apresenta a possibilidade de os idosos entrarem em contato com inúmeras técnicas corporais, linguagens plásticas etc. Descobrindo e se expressando onde surgem formas criativas de convivência com a sua condição psíquica e social. Sendo que poderão aumentar sua autoestima, melhorar suas relações interpessoais, desencadeando motivação para buscar o bem-estar e sua qualidade de vida.


Artigo: Mara Dantas Pereira

Fonte de imagem: projetoeaieduca.blogspot.com