Você sabia que possui dentro do seu cérebro um detector de ameaças? Esse radar recebe o nome de amígdala, grupo de neurônios cuja estrutura implica na manifestação de reações emocionais. Sendo o responsável pelo nosso modo de defesa, de lutar ou fugir, está intimamente relacionado com nossas reações, e é o ponto de disparo para emoções como raiva, medo ou impulso.
A amígdala funciona mais ou menos assim: ao detectar uma ameaça, ela entra em alerta e domina o resto do cérebro, principalmente nosso córtex pré-frontal, região onde residem as capacidades de resolver problemas, controlar nossos impulsos e nos relacionar bem com os outros. É o que os cientistas chamam de "sequestro da amígdala".
Quando entramos nesse modo de interação cerebral dominada, todos os nossos recursos estão focados em avaliar o que é mais importante para superar essa ameaça. Para todo o resto, sobra apenas baixa velocidade cognitiva: perdemos a concentração, nos tornamos reativos, os fatos parecem distorcidos e ficamos mais limitados em nossas ações.
Fugir de um tubarão em alto mar é uma questão de sobrevivência. Mas se você tem um colega de trabalho que vive te sabotando, sua amigdala entende que ele é uma ameaça. Um dos pontos mais importantes para evitar o sequestro da amígdala e nosso consequente comportamento negativo é identificar os gatilhos que disparam nossa reatividade.
Daniel Goleman, phD em psicologia por Harvard e grande estudioso da Inteligência Emocional, aponta cinco principais gatilhos no local de trabalho:
1- Condescendência e falta de respeito
2- Ser tratado injustamente
3- Sentir-se desconsiderado
4- Sentir que não é escutado e que não lhe prestam atenção
5- Ficar submetido a metas irrealistas
O que você pode fazer se notar que está envolvido em algum exemplo dos citados acima?
1- Mentalize alguns comportamentos-chave e auxilie seu cérebro a conseguir acessá-los mais facilmente quando necessário. Para isso, sente-se em algum espaço calmo, feche os olhos e se imagine vivenciando um momento de adversidade. Em seguida, imagine-se tendo um comportamento positivo, assertivo e desejável nessa situação. Registre esse comportamento e a emoção que vem junto em seu cérebro para que ele possa usá-lo quando precisar driblar a amígdala.
2- Tente agir com empatia. Escolha fazer daquele evento somente uma situação isolada e que não representa a totalidade da pessoa. Isso facilita a diminuição da exigência que temos para o outro e também do julgamento. (Vale a pena eu ficar nervoso e afirmar que o gerente é um irresponsável em tudo o que ele faz só porque chegou tarde nessa reunião?)
3- Aprenda a meditar. Além de ser um bom hábito para nos autorregular, pode acelerar nossa consciência e atenção para o momento presente e aumentar nossa capacidade de escolha em situações de estresse.
Colocar em prática nosso autodomínio e buscar uma visão clara da situação é um treino que requer esforço, mas é possível.
Artigo: Vivian Wolff, Coach de Vida e Carreira pelo Integrated Coaching Institute (ICI); formada em Mindfulness pela Georgetown University Institute for Transformational Leadership, Washington DC; com MBA em Marketing Estratégico pela University de Catalunya, Barcelona.
Fonte de imagem: radical