Manter a segurança do idoso é essencial para que ele possa ter uma vida leve e saudável, e para explicar o cuidado a segurança do idoso, o Minuto psicologia bate um papo com a Enfermeira Vanessa Amarão. Para ela, o cuidado de garantir o bem-estar do idoso vai além dos cuidados físicos, pois, também é preciso trabalhar a saúde mental. Confira a entrevista a seguir;

Minuto Enfermagem: Em sua visão como profissional, quais os cuidados que se deve ter para a promoção da saúde do idoso?

Vanessa Amarão: O profissional de saúde precisa primeiramente conhecer os direitos do idoso para prestar os cuidados de acordo as suas necessidades e o que a legislação pede, no qual é respeitar a saúde como todo, seja fisicamente, mentalmente e psicologicamente. É conseguir entender não só a doença em si, mas, conseguir visualizar as dificuldades do idoso, como por exemplo, o porquê dele não se alimentar bem, ou ter insônia, saber qual é a sua necessidade para que tenha uma qualidade de vida melhor, e como é a relação dele com a família, todos esses fatos são de suma importância para que o profissional esteja ciente e possa compreender a situação na qual o idoso se encontra.

Minuto Enfermagem: Como trabalhar a autoestima e segurança do idoso?

Vanessa Amarão: Eu, como enfermeira, trabalho a questão da mentalidade, mantendo uma conexão, pois, a gente trabalhando a mudança da mente desta pessoa idosa, conseguimos que ele faça o que qualquer pessoa faz, como por exemplo; atividade física, dança, ter uma vida sexual ativa, e isso está na sua capacidade mental.


Minuto EnfermagemQuais os cuidados necessários que a família ou responsável deve ter para garantir uma vida de qualidade e bem-estar para os idosos?

Vanessa Amarão: Primeira coisa quando olhamos no Estatuto do Idoso é o regulamento que visa o direito à liberdade, na maioria dos casos, o idoso não quer ficar somente recebendo cuidados em casa, ele quer ter uma atividade que possa se sentir útil. Com isso, o primeiro passo é a família proporcionar essa autonomia, dando-lhe o direito de decidir por si próprio, seja desde o momento simples até uma fase terminal.


Minuto Enfermagem: Quais as atividades eles podem realizar para manter o corpo de forma saudável?

Vanessa Amarão: Algumas ocasiões você irá perguntar ao idoso se ele quer sair, viajar, e muitas vezes ele vai dizer não, indagando que está velho. É por isso que falei de mudarmos a mente, para que ele se sinta ativo, o ideal é praticar atividades físicas, caminhadas e encontros com outras pessoas na mesma faixa etária, isso tudo ajudará a manter o corpo mais leve.


Minuto Enfermagem: Como transparecer segurança para o idoso?

Vanessa Amarão: A comunicação é primordial, não conversamos de igual com um jovem para com o idoso, é envolvendo a linguagem corporal e verbal, gerando assim, confiança entre o idoso e o profissional da saúde, familiar ou cuidador. Isso é feito por meio de uma conexão direta, pelo olhar, um toque, conversar e saber ouvir. É estar próximo, acompanhando-o em seu dia a dia, e mantendo-o perto de pessoas que ele ama ajuda a conquistar a confiança.


Por Raquel Lima