Certamente diversas pessoas já se perguntaram qual é a utilidade do teste psicológico, no qual, é preciso fazer ‘pauzinhos’ ou ‘palitinhos’ usando lápis e papel. Apesar de parecer bobo a avaliação chamada de teste palográfico serve para auxiliar na identificação de traços como níveis de extroversão, equilíbrio emocional e insegurança, dentre outras características pessoais.


Segundo o Conselho de psicologia, apenas psicólogos formados e com registro no conselho podem aplicar e analisar testes, pois, possuem técnicas e conhecimentos necessários para avaliar diversas características dos indivíduos. Seja para conseguir habilitação ou uma vaga de emprego é importante que o profissional de psicologia seja o avaliador dos testes psicológicos realizados para obtenção de um resultado mais eficaz.


Para que serve o teste palográfico?


Esse teste é do tipo projetivo, ou seja, acessa as características pessoais dos indivíduos de forma indireta. No caso do palográfico, isso é feito por meio de representações gráficas.


Para compreender melhor do que se trata o teste a pessoa que está sendo avaliada deve fazer alguns traços de acordo com as instruções do aplicador do teste. Esses traços verticais são chamados de palos e é de acordo com o formato e posicionamento deles que o avaliador identifica as características pessoais do indivíduo que passa pelo teste.

O teste palográfico pode ser aplicado de maneira individual ou em grupo, dependendo da necessidade da empresa ou do órgão institucional. Também é importante saber que não existem respostas certas ou erradas. O objetivo é gerar informações sobre características individuais.


Quais são as características avaliadas no teste palográfico?


Há uma série de características comportamentais e de personalidade que são avaliadas no teste palografico. Algumas delas são:


produtividade;

ritmo de trabalho;

iniciativa;

agressividade;

organização;

relacionamentos;

uso de álcool ou outras substâncias;

aspectos emocionais;

transtornos psicológicos.

O teste palográfico é confiável?


Sim. Além de ser confiável é um dos exames mais usados para avaliação de personalidade, reconhecido pelo Conselho Regional de psicologia e usado em órgãos como a Polícia Federal, para a liberação de porte de armas, e Detran, para autorizar a carteira de habilitação.

O teste segue critérios de controle rígidos que se aplicam a todos os testes psicológicos. Também conta com tabelas de análise que definem o resultado levando em consideração o sexo e a escolaridade da pessoa avaliada.

Se você trabalha na área da psicologia e deseja aprofundar mais seus conhecimentos à respeito do seu campo de atuação, então, comece sua pós-graduação em Avaliação Psicológica "Clínica e Institucional" na Incursos. Aperfeiçoe suas técnicas profissionais se torne referência no mercado de trabalho.



Fonte: Kenoby

Imagem: Envato Elements