A reabilitação neuropsicológica, normalmente, é muito utilizada em pacientes que possui alguma alteração cognitiva seja ela de atenção, memória, raciocínio, dentre outros fatores. É um processo que dispõe de atividades terapêuticas planejadas para a necessidade de cada tipo de disfunção neuropsicológica.


Para que o paciente e seus familiares tenham um suporte emocional o neuropsicólogo disponibiliza sessões individuais ou em grupo para auxiliar o paciente e seus familiares nos aspectos emocionais envolvidos em sua reabilitação, assim como para informar acerca da patologia e do nível de funcionamento cognitivo e comportamental do paciente.

O objetivo da reabilitação neuropsicológica é auxiliar a integração e o restabelecimento da qualidade de vida do paciente e de seus familiares, e adaptar o indivíduo ao seu melhor nível de funcionamento psicossocial, visando ampliar a sua autonomia para as atividades diárias.

Além disso, o tratamento é indicado para pessoas com algum tipo de disfunção ou lesão cerebral, que com frequência experimentam uma grande variedade de dificuldades no dia-a-dia, em consequência de alterações emocionais, cognitivas ou comportamentais.


Dentre os problemas que os pacientes costumam apresentar estão:

Distúrbios de atenção e concentração;

Distúrbios de percepção viso-espacial;

Distúrbios de memória;


Distúrbios de linguagem;


Lentidão no processamento de informações;


Dificuldades de raciocínio lógico, de planejamento e de julgamento;


Falta de iniciativa;


Distúrbios do Comportamento;


Isolamento e afastamento social.

Tratamento


O tratamento é feito por meio de encontros semanais de aproximadamente 50 minutos, mas que podem ocorrer numa frequência maior dependendo de cada paciente. Nestes encontros são realizadas atividades terapêuticas planejadas para a necessidade dos pacientes, através do uso de computador e/ou de material impresso.

Sendo assim, faz parte do trabalho do neuropsicólogo usar técnicas de treino cognitivo como prática de exercícios para atenção, memória, funções executivas, entre outras, treino de tarefas específicas como simulações de situações desafiadoras ao paciente e também de técnicas que visam a introdução de estratégias compensatórias como adaptações ambientais, auxílios do tipo agenda, alarme, post-it, e/ou associações para recordações de nomes ou placas de veículos, além de recursos tecnológicos.


Portanto, a reabilitação neuropsicológica tem como objetivo desenvolver as potencialidades de cada indivíduo e minimizar suas dificuldades, criando situações para que os mesmos se tornem o mais independente possível nas situações do dia a dia.

Se você atua na área da psicologia e deseja aperfeiçoar suas técnicas profissionais e se posicionar melhor no mercado de trabalho, esse é o momento certo para você começar sua especialização em Neuropsicologia no psicologia/" target="_blank">Instituto Monte Pascoal. Se torne um especialista no assunto e faça a diferença no meio profissional.



Fonte: psicologia/reabilitacao-neuropsicologica" target="_blank">Albert Einstein

Imagem: 123RF