A saúde mental é uma condição imprescindível para se viver bem e em estado de equilíbrio entre corpo e mente saudáveis. No entanto, o ato de manter a qualidade de vida ou de buscar ajuda diante de transtornos mentais ainda costuma ser encarado com dificuldade por diversas pessoas. Dessa forma, é fundamental entender do que se trata a saúde mental e o quais são os hábitos capazes de melhorar esta situação.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o termo saúde é utilizado para descrever um estado de "completo bem-estar físico, mental e social". Já em relação a saúde mental, a OMS esclarece que esse termo é determinado por uma série de fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais.


O fato de não conseguir manter o estado pleno de saúde pode resultar na sobrecarga mental, na qual, pode estar ligada a fatores de estresse no trabalho, medos, problemas familiares, afetivos, rápidas mudanças sociais, violência, violação de direitos, estilo de vida não saudável, entre vários outros. Portanto, se a mente humana não vai bem o corpo também sofre, favorecendo as doenças físicas.


Entre os sintomas de dor física que pode estar muito associado à mente, estão: dores de cabeça; dores musculares; problemas estomacais; palpitações; nervosismo; insônia; enjoo; falta de ar; sensação de aperto no peito; boca seca; cansaço; tremores; tonteira; problemas de memória; falta de concentração; impotência; refluxo; azia; aumento do apetite; desregulação do ciclo menstrual; manchas no corpo.

Outro detalhe importante é que em muitos casos, mesmo realizando exames médicos não aparece nada de anormal no diagnóstico. Isso acontece porque o sofrimento está presente na mente, sendo fruto de algo que não foi resolvido de forma correta, talvez esteja relacionado a um trauma, uma emoção reprimida, as pressões e o estresse do dia a dia, mudanças repentinas e tudo o que a mente não está conseguindo lidar, mas que o corpo está mostrando que precisa ser resolvido.

Os fatores que influenciam o nível de saúde mental de uma pessoa podem estar ligados a questões sociais, psicológicas e biológicas. Certos problemas socioeconômicos como o aumento da violência, repentinas perdas, condições de trabalho, fatores psicológicos e de personalidade, fatores genéticos que podem contribuir para o desequilíbrio químico do cérebro, violação de direitos, entre outros, podem prejudicar o nível de saúde psíquica.


Os problemas mais recorrentes na população em geral quando o assunto é adoecimento mental, são: estresse; ansiedade; dependência química; dependência emocional; perturbações psicóticas; medo; demências; luto; ansiedade social; pânico; relações tóxicas; dentre outros.

Para viver bem e com qualidade de vida é necessário cuidar da saúde mental e corporal. Sendo assim, vale adquirir alguns hábitos e seguir certas dicas, tais como:


Praticar o Autocuidado;

Se aceitar como você é e viver a sua própria vida. Não tentar ser como outra pessoa, ser você mesmo e gostar de quem você é;


Se manter ativo diariamente, ou seja, fazer atividades físicas, estudar, se empenhar em uma atividade;


Adquirir novas habilidades, exercitar seu cérebro, como: tentar um novo hábito, melhorar um comportamento, aprender a tocar um instrumento, fazer um tipo de artesanato;

Manter o equilíbrio diante das responsabilidades e atividades de lazer;

Reservar um tempo para ter contato com sua família e com seus amigos: conversar, sorrir, abraçar;


Relaxar, tire um tempo para fazer algo que gosta: assistir um bom filme, uma caminhada, passeio em família, a leitura de um bom livro, futebol, tocar um instrumento, ou outra atividade que lhe proporcione prazer;


Ter sempre uma boa noite de sono, para recarregar as energias;


Manter um estilo de vida saudável com uma boa alimentação;


Procurar ajuda sempre que sentir que não está bem, você não precisa sofrer sozinho, conte com a sua rede de apoio.

Essas atitudes podem ajudar a melhorar a saúde tanto mental quanto corporal. Mas, em algumas situações é fundamental ter apoio psicológico de um profissional especializado. Por isso, se você atua como psicólogo (a), aprofunde seu conhecimento para melhor atender seus pacientes. Faça sua especialização em Terapia Cognitiva Comportamental no Instituto Monte Pascoal. Seja um (a) especialista e faça a diferença no meio profissional.



Fonte: psicologiaviva.com.br/saudemental/" target="_blank">psicologia Viva

Imagem: Envato Elements