A psicologia comportamental é o método que observa as atitudes físicas e mentais das pessoas e abrange o entendimento das emoções e dos pensamentos humanos. O foco dessa abordagem científica está na compreensão das sensações, percepções, aprendizagens e inteligências que culminam na forma de ser de um indivíduo.

O uso da teoria nas empresas

Um dos benefícios desse estudo é o aprimoramento das relações interpessoais no ambiente corporativo. Conhecer os processos da mente e as atitudes dos colaboradores possibilita ações mais eficazes no trabalho com grupos heterogêneos, principalmente em momentos de conflito e tomada de decisões. O coach que entende o que é psicologia comportamental obtém bons resultados, uma vez que o coaching e essa ciência estão ligados diretamente. Com o auxílio da psicologia, o especialista tem à disposição ferramentas para a análise dos sujeitos. Dessa forma, as crenças e os valores do público-alvo podem ser identificados e não representam um mistério na hora de fechar o negócio. Por meio das diretrizes propostas pelo profissional coach, compreende-se a conduta dos clientes e, assim, é possível atendê-los de forma satisfatória. A metodologia também pode ser aplicada no campo pessoal para o aperfeiçoamento das relações e interações sociais.

Superação de obstáculos

O objetivo do treinamento é proporcionar o autoconhecimento e a identificação de habilidades e capacidades dos envolvidos. O processo motiva a produção de ideias inovadoras, evitando o bloqueio criativo e as atividades limitantes, que impedem as posturas ágeis e ousadas e o crescimento individual. Para isso, são trabalhadas as barreiras psicológicas, despertando o potencial de cada um. As lições são repassadas pelo treinador para que o coachee possa executá-las, sendo ele mesmo o responsável por todo o processo. O resultado do trabalho é a adoção de novas crenças diante dos desafios e o enfrentamento de dificuldades que possam surgir. Entretanto, a principal transformação é a criação de um estilo de vida mais pleno e consciente das próprias ações.

Desvendando pessoas

Há um forte elo entre a psicologia comportamental e o processo de coaching. As duas abordagens focam na identificação das condutas singulares a fim de melhorar as relações individuais na sociedade. No caso do treinamento, existe um direcionamento para a atuação de funcionários de uma corporação. Quanto antes for feita a interpretação das características, mais rápidas serão a compreensão e obtenção de resultados. Para as empresas, isso significa investir nos membros da equipe para o alcance do sucesso, o que beneficia a todos.

Fonte: psicologia-comportamental/" target="_blank">Sociedade Brasileira de Coaching