" Existe uma forma de respirar que sufoca e limita. E existe outra forma de inspirar e expirar, uma respiração amorosa, que te abre infinitamente."

A positividade – seja manifesta em alegria, serenidade, gratidão, etc – literalmente dá uma nova perspectiva à sua vida. As emoções positivas nos abrem. É o que a Dra Barbara Fredrickson denomina de efeito de ampliação ou abertura (broaden effect) das emoções positivas. A positividade amplia a nossa mente e expande o nosso campo de visão. Ameaçada pela negatividade nossa mente se contrai e se limita.

Uma consequência prática do poder de ampliador cognitivo da positividade é o aumento da criatividade. Uma mente mais aberta torna sua forma de pensar e agir mais flexível diante das situações. Quando você vê mais, mais idéias vêm à sua mente e mais ações se tornam possíveis.

Este fato foi demonstrado por uma equipe de cientistas da Universidade de Toronto. Eles induziram os voluntários em três momentos com positividade, negatividade e outro neutro e aplicavam duas diferentes tarefas. Uma tarefa avaliava a capacidade de atenção visual e a outra avaliava a criatividade verbal, através da expressão de palavras relacionadas a uma palavra sugerida. Os pesquisadores descobriram que ao sentir emoções positivas, os indivíduos apresentavam uma melhora significativa na atenção visual e na criatividade.

Fonte: psicologiapositivabr.com/artigos/80-positividade.html" target="_blank">psicologia Positiva