Especialista no assunto, o psiquiatra Australiano W. Béran Wolfe faz a observação: "se você observar um homem realmente feliz, você vai encontrá-lo construindo um barco, compondo uma música, educando um filho ou cuidando das rosas de seu jardim." O que esta frase quer dizer é que as pessoas que se dedicam a algo significativo para si, seja aprender uma nova habilidade ou buscar metas profissionais e pessoais, são muito mais felizes do que as que não alimentam nenhuma aspiração ou sonho.

O tema das metas já foi amplamente estudado e é praticado em aconselhamento e em coaching. Muitos destes profissionais trabalham com o anacronismo "SMART", auxiliando seus clientes a estabelecer suas metas. Significa que as metas devam ser: Specific, Measurable, Attainable, Realistc e Timely, ou seja elas devem ser Específicas, Mensuraveis, Ating íveis, Realistas e com Tempo previsto para realização.

Benefícios de se dedicar as metas

Em primeiro podemos citar um senso de propósito e um sentimento de controle sobre nossa vida. Em segundo quando temos metas que dão sentido à vida, isto alimenta nossa auto-estima, nos propicia ser mais confiante e eficaz. Tornamos-nos mais felizes e motivados para fazer o que for preciso. Também nos sentimos mais estruturados e com sentido no nosso viver. Estar consciente de nossas metas nos permite também aproveitar melhor nosso tempo.

Fonte: psicologiapositivabr.com/artigos/55-metas-.html" target="_blank">psicologia Positiva