Psicoterapia proporciona autoconhecimento?

Autoconhecimento é um ganho muito frequente no processo de psicoterapia, mesmo que seu objetivo principal seja adquirir novos comportamentos como, por exemplo, ser mais extrovertido, falar em publico, superar síndrome do pânico, motivação, etc. Tanto a mudança de comportamento como o autoconhecimento podem ser o foco principal da psicoterapia. Mas a psicoterapia de autoconhecimento será mais profunda, pois poderá entrar em áreas que até então estavam inacessíveis de sua consciência.

Você não sabe tudo o que se passa em sua cabeça, parece estranho isso, não?

Mas é a mais pura verdade, nós funcionamos no automático, fazemos coisas, vamos a lugares, falamos coisas que se for para pensar no porque destes atos não teremos uma resposta imediata, diremos que simplesmente foi de sua natureza fazer. Será? Porque você ficou extremamente irritado quando levou aquela fechada no transito? Você pode dizer que é devido ao stress. Ok, mas o stress só libera o que já está dentro de você, se não houver uma grande raiva de pessoas que ultrapassam os limites você não reagiria tão mal mesmo estando estressado. Esta raiva, e sua origem, pode ser identificada em um processo de autoconhecimento. Quem te fragilizou e provoca estas reações agressivas no transito? Com certeza não é apenas o motorista do outro carro, você tem um histórico oculto em sua mente. Identificar este histórico é fundamental no autoconhecimento.

Suas percepções estão relacionadas às suas vivências

Vai que um dia você recebe um bombom de um colega, aparentemente sem motivo algum, ele simplesmente passa por você e lhe entrega um bombom. O que isso significou para você?
-Esse colega está te paquerando?
-Ele está tentando te comprar?
-Preza sua amizade e quer demonstrar?
-Ganhou de alguém e não gostou do sabor e para se livrar dele lhe deu o tal bombom?

Muitas vezes você simplesmente não tem oportunidade de saber o porquê da atitude deste colega. Mas quer saber? Pouco importa. O mais importante é entender o que e o porquê de ter te passado tal coisa pela sua cabeça. Vamos dizer que você considerou que a pessoa preza sua amizade – Isso fala muito a seu respeito, a respeito do seu conceito sobre as pessoas e principalmente sobre sua experiências de vida. A pessoa que pensa que o outro preza sua amizade tem um conteúdo interno muito diferente da pessoa que pensa que só ganhou o bombom porque o outro não queria mais este bombom. Como saber que conteúdo interno é este? Através do autoconhecimento.

Explorações de autoconhecimento

O psicólogo pode fazer o caminho de trás para frene ou de frente para trás. Por exemplo, o psicólogo pode observar as coisas que você conta a ele e a partir deste conteúdo "ir para trás" em sua história de vida e identificar a origens destes sentimentos e comportamentos atuais. Ou pode ir perguntando sobre sua infância e períodos significativos de vida e de lá apontar as causas de suas atitudes atuais.

Utilidade do autoconhecimento

Ter mais controle sobre sua própria vida. Assim que você se entender, assim que souber o porquê de agir e reagir da forma que faz hoje você terá todas as ferramentas para agir e reagir da forma que escolher, e não mais no automático. A melhor definição de saúde mental é a capacidade de optar. O autoconhecimento lhe oferece a oportunidade para saber quais seus conteúdos mentais mais significativos, quando entraram em sua mente e como fazer para melhora-los.

Precisa de psicólogo para obter autoconhecimento?

Se você pensar que pode estudar como construir casa e levantar sua própria casa, que pode ler sobre mecânica de automóveis e consertar seu próprio carro você chegará a conclusão que também pode obter autoconhecimento sem um profissional, mas levará o mesmo tempo e obterá a mesma qualidade que obteve ao consertar seu próprio carro. Confie em quem estudou anos e anos para ser um especialista na mente humana e conte com todas as técnicas que podem ser aplicadas por ele. Desfrute da economia de tempo e dinheiro ao "passar o serviço" para quem dedica sua vida à profissão de desbravador dos mistérios da mente humana.

Fonte: Marisa Psicologa