Habilidades Sociais (HS) é um termo que tem sido bastante utilizado em Análise do Comportamento. Conceitualmente, HS se refere a um conjunto de respostas que apresentam consequências positivas no ambiente, melhorando a interação, ou seja, tem uma relação funcional, contextual e arbitrária, variando conforme fatores filogenéticos (evolução da espécie), ontogenéticos (história de vida) e culturais (interação social) (Del Prette & Del Prette, 2010) .

Teoricamente as HS estão relacionadas à Competência Social, que é um sistema avaliativo, que reúne várias HS, sendo considerados em termos de recursos e déficits (Del Prette & Del Prette, 2010).

As HS se configuram na melhor forma de interagir no ambiente, mesmo em situações de risco. Assim, comportamentos como os de assertividade e empatia, são fundamentais para a diversidade de respostas que o indivíduo pode ter, sendo então, contrários às respostas de agressividade, por exemplo, pois elas dificultam a interação (Del Prette & Del Prette, 2010).

Por fim, as HS constituem numa gama de respostas que podem ser consideradas positivas para a sociedade, e são aprendidas conforme a história da humanidade, são comportamentos observáveis, e tem por objetivo a boa convivência entre as pessoas (Del Prette & Del Prette, 2010).

Referência: Del Prette, Z. A., & Del Prette, A. (2010). Habilidades sociais e análise do comportamento: Proximidade histórica e atualidades. Perspectivas em análise do comportamento , 104-115.