Edgar Morin (1921-) é um filósofo, sociólogo e antropólogo francês de origem judaica, considerado um dos principais pensadores da atualidade e o principal teórico da "complexidade". Seu pensamento é de grande influência à psicologia moderna por suas concepções para uma nova forma de escola teórica na mesma.

Assim uma das maiores contribuições de Morin (1996) para a psicologia é uma nova noção de SUJEITO, que está diretamente ligada à sua noção de autonomia. Sendo assim, Autonomia para Morin (1996) está estreitamente ligada a noção de dependência do meio ambiente, e não às antigas concepções de liberdade. Ele se utiliza da biologia na explicação do ‘Ciclo Circadiano’ para provar que possuímos um relógio interno que leva inscrito em nosso organismo, a organização cronológica da Terra, "na autonomia, pois, há uma profunda dependência energética, informativa e organizativa a respeito do mundo exterior [...] é por isso que, sistematicamente, eu não falo de autoorganização mas de autoecoorganização" (p. 47). Todavia, conforme tal pensamento, a autonomia não seria somente a capacidade de livre escolha, mas a capacidade de estar em conformidade com a organização do meio ambiente em que este ser se encontra inserido, um sujeito autônomo no mundo, capaz de se perceber no ‘todo complexo’ em que está inserido com perfeição.

Neste sentido, Morin também traz a noção de indivíduo como a de "um produto; é o produto, como ocorrem com todos os seres sexuados, do encontro entre um espermatozoide e um óvulo, ou seja, de um processo de reprodução" (pp. 47-48); resultando assim na sua noção de sociedade - "Desse modo, a sociedade é, sem dúvida, o produto de interações entre indivíduos" (p. 48).

Conforme suas concepções, somos despertados a compreender a psicologia em um sistema complexo de interações, sendo levados a observar o homem em seus contextos, em uma perspectiva de uma psicologia social e ecológica.

Referência

Morin, E. (1996). A noção de sujeito. Em D. F. Schnitman (Org.), Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas.

Fonte: Blog Murillo Rodrigues

Foto: Bob Sousa