Nosso cérebro possui uma capacidade inimaginável de armazenar informações, e porque é que temos tanta dificuldade com nosso processo de memorização e aprendizado?

Essa questão vem assolando a mente de muitos estudiosos, aqueles que querem aprender novos conhecimentos e em todas as idades.

O dia a dia "corrido", o stress tem sido para muitos a causa principal. E também concordamos, mas com algumas ressalvas. Porque o processo de aprendizado tem um processo, que quando entendido facilita e muito nossas vidas.

Comecemos pela preparação mental, já é fato comprovado que quando nos preparamos anteriormente, ao estudar um material, relaxando nosso fluxo mental e se preparando para o estudo nossa absorção mental tem um ganho considerável. Lembremos que nosso cérebro funciona dentro de um processo muito bem elaborado.

Para estudo requer: ABSORÇÃO RETENÇÃO E RECORDAÇÃO, do material que aprendemos.

Quando estamos mais relaxados, (lembremos que algumas respirações profundas e rítmicas pelo menos 5 vezes, já nos coloca nesta condição favorável) nosso foco aumenta, e com mais foco, mais absorção e retenção.

Fazendo isto, então programamos nossa mente, com palavras que tragam estímulo, por exemplo: "Nos próximos 20 minutos irei ler este material (matéria, texto, etc.) e vou aprendê-lo de forma direta e objetiva."

Isso é simples, mas garanto... O resultado é um ganho favorável em nosso aprendizado. E para recordar, o material apreendido, basta que em cada matéria, coloquemos palavras chave que tenham ligação com o material que queremos recordar.

O cérebro consegue com apenas uma palavra trazer a recordações de vários pontos de um material, que puxa outro... E outro... E mais outro.

Quando em meu consultório recebo clientes com problemas de aprendizado, e começamos avaliar como estudam, percebemos que falta esta programação e preparação. Então com o processo de hipnose, fortalecemos esta programação e desbloqueamos as experiências passadas onde houve alguma frustração, referente a resultados não satisfatórios e reprogramamos outras que foram positivas, estimulando a autoconfiança fazendo com que a mente e toda a estrutura, se alinhe novamente com a capacidade de aprender.

Todas as técnicas ou processo tem que passar pelo "teste" prático, então só tem um jeito de saber se funciona realmente... FAÇA-O, e acredite... A MENTE É UM DÍNAMO DE ENERGIA... Basta apenas começar a acioná-lo.

Fonte: psicologia/artigos/58923/memoria-e-aprendizado" target="_blank">Portal Educação