Pais que levam para casa o stress do trabalho podem atrapalhar consideravelmente a vida escolar de seus filhos, afirmaram pesquisadores da Finlândia.

A pesquisa mostrou que mães e pais com problemas em sua carreiras transmitem em casa o sentimento de desilusão. Graças ao estresse, os filhos acabam perdendo o interesse nos deveres escolares e, automaticamente, diminuem o desempenho na escola.

Segundo o estudo realizado por um órgão educacional do país, as crianças começam a se preocupar por não conseguirem acompanhar seus colegas, questionam o valor da educação e dos exames, além de demostrar cansaço físico.

Cerca de 500 adolescentes foram entrevistados pela equipe finlandesa. O objetivo era descobrir quais foram as últimas situações de estresse presenciadas pelos jovens.

O clima tenso em casa faz com que as crianças apresentassem alguns sintomas específicos, como cansaço, sentimento de inadequação e dúvidas sobre os valores reais da escola.

Pais desgastados fisicamente e emocionalmente são mais propensos a ter filhos que se comportam de maneira similar com os deveres de casa, afirmou o European ournal of Developmental Psychology, uma publicação especializada em psicologia.

A pesquisadora Katariina Salmela-Ar disse que ambos os pais servem como modelos para seus filhos e que as preocupações profissionais podem também prejudicá-los.

As finanças da família são fatores importantes e representam uma boa parte das principais indagações da casa. Uma vida pouco estável financeiramente pode provocar nas crianças as mesmas preocupações que causa nos adultos.

Cary Cooper, professor de saúde psicológica da Universidade de Lancaster, na Grã-Bretanha, também ressalta que os pais têm chegado exaustos em casa, sem qualquer motivação para se relacionar com seus filhos.

Fonte: Veja.com