Todo mundo sonha em encontrar sua cara-metade e ter um casamento feliz, mas nem sempre esse desejo se realiza.

As relações extraconjugais são mais frequentes do que se imagina. Embora a infidelidade masculina pareça ser mais comum, entre 1990 e 2010, a porcentagem de americanas que já tiveram um affair aumentou quase 40%, segundo dados do Centro Nacional de Pesquisas de Opinião; já o número de maridos infiéis se manteve estável em 21% – ainda assim, superior ao de mulheres, em torno de 15%.

É por isso que detetives particulares como Brian Wolfe e Janine McCarthy têm tanto trabalho. Na série Desvendando Mentiras, ambos relatam casos reais e as técnicas utilizadas para desmascarar parceiros infiéis, funcionários desonestos e golpistas de todo tipo.

Se você anda desconfiado de uma traição, confira alguns indícios de infidelidade conjugal citados por Brian Wolfe e Janine McCarthy:

1. Passar mais tempo fora de casa: Segundo M. Gary Neuman, autor do livro "A verdade sobre a infidelidade masculina", muitas pessoas começam a passar mais tempo fora de casa antes mesmo de ter um caso. Trabalhar até mais tarde, viagens inesperadas ou reuniões fora do escritório são sinais de alerta.

2. Evitar momentos de intimidade: Quando há uma terceira pessoa envolvida, os encontros íntimos do casal costumam diminuir, tornam-se mais frios e sem conexão emocional.

3. Aumentar os cuidados com a aparência: O parceiro infiel começa a fazer exercícios ou aumentar sua frequência, compra roupas novas e capricha no visual. Isso pode indicar que deseja melhorar a aparência para outra pessoa.

4. Exagerar no asseio: Além da vaidade excessiva, os banhos começam a se tornar mais frequentes, especialmente ao chegar ou sair de casa. O uso excessivo de perfume ou desodorantes pode ser uma tentativa de disfarçar um odor diferente.

5. Irritar-se com mais facilidade: As brigas tornam-se cada vez mais constantes, e o cônjuge infiel pode se aproveitar delas para sair de casa sob a desculpa de que "precisa tomar um pouco de ar".

6. Esconder o celular ou laptop: Quem mantém um relacionamento extraconjugal costuma deixar fora de alcance os meios que usa para se comunicar com o(a) amante. Levar o laptop para o escritório ou andar sempre com o celular no bolso pode ser um indício, sobretudo se ele ou ela tem o costume de apagar todas as mensagens e e-mails que chegam.

7. Gastar demais: Os investigadores particulares costumam verificar as transações financeiras do parceiro supostamente infiel. Saques altos ou gastos fora do orçamento podem indicar a compra de presentes, pagamento de jantares ou diárias de hotéis.

Claro que esses indícios – juntos ou isolados – não necessariamente comprovam uma infidelidade. O melhor a fazer é conversar com seu companheiro ou companheira para esclarecer a situação.

Fonte: Discovery