A coleção "Folha Explica", série composta por mais de 80 volumes breves que abrangem de forma sintética diversas áreas do conhecimento, apresenta quatro livros sobre os grandes nomes da psicologia: Sigmund Freud (1856-1939), Carl Gustav Jung (1875-1961), Melanie Klein (1882-1960) e Jacques Lacan (1901-1981).

Escrito por Tito R. de A. Cavalcanti, analista junguiano formado pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, "Jung" apresenta a vida e os conceitos fundamentais do suíço.

Em "Melanie Klein", Elisa Maria de Ulhôa Cintra e Luís Claudio Mendonça Figueiredo explicam como a austríaca contribuiu para o desenvolvimento da técnica de análise infantil –estudo que a tornou famosa– e ampliou o campo da clínica em áreas consideradas impenetráveis ao tratamento, como em psicóticos, autistas e, até mesmo, neuróticos adultos.

"Freud", escrito pelo psicanalista Luiz Tenório Oliveira Lima, elucida conceitos como inconsciente, narcisismo e complexo de Édipo. O autor examina o vocabulário freudiano que "invadiu" a pedagogia, a comunicação, as ciências sociais, a filosofia e a literatura.

Por fim, no volume "Lacan", Vladimir Safatle responde questões fundamentais sobre a teoria lacaniana. O livro funciona como obra introdutória aos principais temas do pensamento do psicanalista. Safatle é professor da USP (Universidade de São Paulo) e autor de "Fetichismo: Colonizar o Outro", "Sobre Arte e Psicanálise", "Cinismo e Falência da Crítica" e "Um Limite Tenso - Lacan: entre a Filosofia e a Psicanálise".

Fonte: UOL