Se o nosso olhar for limitador, a semente não germinará. Mas se o nosso olhar confiar no potencial humano, provavelmente a pessoa agraciada por esse, encontrará o melhor de si.

O olhar do professor e a confiança na capacidade de aprender do aluno, talvez seja o que define se ele irá aprender ou não. É o olhar do educador, também, que certamente conduz a sua didática e que pode regar os alunos-sementes para que floresçam. É o olhar do professor que pode desenvolver a semente, que pode trazer luz e germinar o potencial adormecido nos alunos. O docente olha as necessidades dos alunos, acolhe-as e auxilia-os a despertar para o que há de melhor em si mesmos. É o olhar que pode impulsionar o crescimento da semente ou fazer com que ela deixe de acreditar que pode ser uma linda flor.

Mas nenhum professor pode germinar sementes em sua sala de aula sem antes ter passado pelo seu próprio processo de germinação. O professor precisa ter desabrochado suas potencialidades. Necessitam ser olhados para despertarem o melhor que os habita: o melhor enquanto humanos e enquanto educadores. Só quem foi olhado para o melhor de si, pode retribuir um olhar que cultiva a terra para o florescimento de mais e mais jardins.

A primavera na Educação acontecerá pelo olhar. Escolas-jardins nascerão pelo olhar. É só o olhar…

Texto de Daniele Silva

Fonte: Blog do Cape