A partir dos 7 anos, a criança começa a ter a consciência sobre o tempo em sua vida, tem as primeiras aulas sobre horas e minutos na escola e datas importantes em seu desenvolvimento. Assim, os pais podem organizar uma agenda escolar com as atividades diárias dos filhos e um calendário para provas e férias.

"É importante que essa gestão de tempo seja articulada como uma brincadeira divertida, sutil e, principalmente, lúdica", afirma a psicóloga especialista em intervenção familiar do Instituto Terapia Sistêmica - ITS, Cristiane Francisco Alves Lorga. Uma dica é a criança participar da montagem dessa agenda com suas atividades, prazos e horários. Isto possibilita mais recursos para que a criança aprenda a se organizar e a gerir conscientemente seu tempo

Nessa idade, as crianças também podem fazer seus registros das situações que vivenciaram em um diário, colocando o que mais gostaram de fazer e escrevendo algum fato que tenha lhe chamado atenção.

Para deixar esses momentos mais divertidos e se aproximar dos filhos, os pais podem também compartilhar seus diários e agendas de compromissos, que apesar de diferentes, seguem a mesma lógica. Claro, nada deve ser imposto, mas sim encarado como mais uma atividade que pode somar à rotina da criança!.

Fonte: PAIS & FILHOS