Ter dias de desânimo e introversão não é sinônimo de depressão. Mas é preciso estar atento aos sintomas, porque o problema da depressão pode ser traiçoeiro, especialmente na adolescência, quando há tantas confusões e conflitos, naturais da idade.

O diagnóstico deve ser feito por um psicólogo especializado, mas há sinais que podem indicar um quadro que necessita de atenção profissional. Fique atendo a informações básicas sobre sintomas e dicas de como lidar com um filho adolescente com depressão.

Quais os sintomas da depressão na adolescência?

Os sintomas da depressão podem ser muito variados e diferentes em cada pessoa, porém há manifestações que são recorrentes, e que não se limitam à infância ou adolescência:

• irritação persistente e tristeza durante a maior parte do dia;
• inquietação e retraimento social;
• o adolescente está sempre indisposto e cansado;
• é perceptível que há uma desesperança e sentimentos de pessimismo;
• há uma sensação de que está desamparado, sozinho e que ninguém é capaz de compreender o que sente;
• se sentem inúteis e despreparados;
• não conseguem se concentrar e sofrem com alterações de sono e apetite (excesso ou falta);
• já não sentem mais prazer nas atividades habituais, tanto no lazer como na escola. Isso pode afetar inclusive o desejo sexual;
• dores crônicas nas costas, cabeça e estômago podem ser algumas das manifestações físicas;
• o adolescente também pode expressar ideias de morte e suicídio.

Normalmente, esses comportamentos se encaixam em três grandes grupos: estreitamento do campo vivencial (perda de prazer), inibição psíquica (perda de interesse) e sofrimento moral (baixa autoestima). Um psicólogo com experiência em lidar com depressão está preparado para observar as manifestações do adolescente e ir encaixando em cada um dos grupos, para afrontar o sintoma e buscar os recursos mais eficazes.

Como lidar com a depressão da adolescência?

É preciso que haja um acompanhamento psicoterapêutico, mas a eficácia do trabalho depende da vontade do adolescente em avançar e melhorar. Para um pai ou mãe, não é fácil ver tanto sofrimento. Cautela e compreensão são palavras-chave. Algumas dicas para sobrelevar a situação são:

• não julgar - o adolescente já se sente oprimido e receoso em manifestar seus sentimentos. Quando isso acontece, precisa sentir que há um porto-seguro para extravasar seus sentimentos, inclusive com crises de choro.
• ser um parceiro - o adolescente necessita de uma pessoa que tenha empatia pelo que ele está passando, não de alguém que tente racionalizar todos os seus comportamentos, indicando caminhos ou soluções. Deixe este trabalho para a psicoterapia.
dar espaço - é uma fase difícil e o adolescente precisa ter espaço para pensar e se tranquilizar. Respeite a decisão de ficar recluso no quarto, por exemplo, mas sempre deixando claro que você está disponível para ouvir a ajudar.

E não deixe de buscar ajuda especializada! Você também precisa do suporte de um psicológico para enfrentar essa situação.

Fonte: Mundo Psicologos.com